Marcano desfez o susto que o Varzim pregou ao Dragão. FC Porto nas meias-finais
Veja os golos. Varzim e FC Porto deram o pontapé de saída nos quartos de final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
O FC Porto recebeu e venceu, esta terça-feira, o Varzim por 2-1 nos quartos de final da Taça de Portugal. Os azuis e brancos, finalistas na temporada transata, beneficiaram dos golos de Soares e Marcano para chegar às meias-finais da prova. Hugo Gomes marcou para o Varzim.
TSF\audio\2020\01\noticias\14\resumo_fc_porto_2_1_varzim
Coube a Sérgio Oliveira desperdiçar a primeira grande oportunidade da partida. Luis Díaz serpenteou pela esquerda e cruzou para o "barulho", com a bola a acabar por sobrar para o médio português. Oliveira ensaiou o vólei, mas a bola saiu por cima.
O Varzim não teve medo de entrar no jogo mas depressa se viu rodeado pelo jogo de passes do FC Porto, que veio para esta partida com uma ideia de jogo mais centrada nos apoios e passes curtos, com Luis Díaz a ter carta-branca para "inventar" em conjunto com o colega de corredor Manafá.
Com um quarto de hora de jogo, o domínio do FC Porto era fácil de identificar mas faltava acertar o último passe. Soares e Fábio Silva, embora muito batalhadores no interior da grande área poveira, não conseguiam arranjar espaço para finalizar com rigor.
O FC Porto tanto atacou que, aos 26 minutos, conseguiu mesmo chegar ao golo. Saravia surge pela direita e encontra Otávio que, com uma má receção, perde o timing para o remate. O brasileiro pensou rápido e, de calcanhar, deu para Soares, que finalizou à vontade.
1217153484908367873
O Varzim não se retraiu com o golo sofrido e, aos 35 minutos, conseguiu mesmo chegar ao empate. Livre direto à entrada da área do FC Porto, ligeiramente descaído para a esquerda do ataque poveiro.
Maciel e Hugo Gomes reúnem-se em torno da bola e o primeiro toca para o segundo, que dispara um remate fortíssimo e a bola voa até ao fundo das redes. Diogo Costa, desamparado, pouco conseguiu fazer para parar o esférico que acabou por entrar no centro da baliza, deixando a sensação de que o jovem português foi mal batido.
1217155984830930944
Sol de pouca dura. Em cima dos 40', Sérgio Oliveira bate um "canto de mangas arregaçadas" a partir da esquerda e o espanhol Marcano - que esta noite capitaneou o FC Porto - cabeceou para o fundo das redes.
1217157254912319488
O intervalo chegou com o FC Porto em vantagem, mas Conceição não estava satisfeito e, por isso, lançou Alex Telles na partida para o lugar de Saravia. O argentino passou praticamente ao lado da primeira parte, apesar de ter estado na jogada do primeiro golo dos dragões.
Os primeiros minutos da segunda parte trouxeram poucas novidades ao jogo. Com a entrada de Telles e a passagem de Manafá para o lado direito, Lumeka sentia mais dificuldades ao sair em velocidade e o Varzim via fechada a sua saída de bola, que passou a ser feita com mais ênfase no corredor central numa primeira fase.
À passagem da hora de jogo, novas mexidas: Caetano foi lançado no Varzim, Romário Baró entrou para o lugar de Fábio Silva na equipa portista. A cinco minutos do final do jogo ainda houve tempo para Vítor Ferreira se estrear, entrando para o lugar de Luis Díaz.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Mbemba, Marcano, Manafá, Otávio, Matheus Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Fábio Silva e Soares
Onze do Varzim: Ismael, João Amorim, Alan, Hugo Gomes, Cerveira, Baba, Rui Moreira, Pedro Ferreira, Lumeka, Leonardo Ruiz e Frédéric Maciel