Campeões do mundo beneficiaram do golo de N'Golo Kanté para seguir em frente. Veja o golo.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa perdeu, este sábado, por 1-0 com a França e falhou o acesso à fase final da Liga das Nações, troféu do qual é detentora. O únigo golo da partida foi marcado por Kanté aos 54'.
Com esta vitória, França soma 13 pontos no grupo 3 da Liga A. Já Portugal mantém os dez pontos e paga cara uma das piores exibições conseguidas nos últimos jogos.
Sem Mbappé, os franceses encontraram em Martial e Coman os jogadores a quem confiariam a procura pelos golos. Já Portugal, sem Pepe, confiou a Fonte o lugar na direita do eixo defensivo, que Rúben Dias completava.
Foram precisos apenas cinco minutos para Lloris aquecer as luvas: Cristiano Ronaldo surgiu pelo corredor central e atirou em força à baliza francesa. A resposta francesa surgiu cinco minutos depois quando, aos 10', Coman abriu espaço pela direita e rematou cruzado para a defesa de Rui Patrício.
Um minuto depois, calafrio maior: Griezmann encontra Martial no coração da grande área portuguesa e Rui Patrício, numa saída aos pés do francês, defende o remate.
Os franceses tomavam conta do jogo e cortavam a construção portuguesa, impedindo que jogadores como Bruno Fernandes ou Bernardo Silva pudessem sequer pensar em encontrar o melhor caminho para a baliza.
Aos 30', mais um calafrio para Portugal. Griezmann dá início a uma jogada estudada que acaba com um cabeceamento de Martial à trave da baliza defendida com Rui Patrício. Quem viu a jogada terá tido, certamente, flashbacks da final do Euro2016.
E se Rui Patrício já salvara Portugal nesse jogo em julho de 2016, aos 41' voltou a fazê-lo quando, depois de um cruzamento de Lucas, Martial surge a rematar quase dentro da pequena área. O guardião português abriu os braços, defendeu a bola e aumentou a frustração gaulesa.
Foi preciso esperar pelos 45' para ver Portugal criar real perigo para a baliza de Lloris. Bruno Fernandes bate um canto a partir do lado direito e Ronaldo, numa suspensão que é só sua, cabeceia a bola pouco por cima da trave francesa.
A segunda parte começou mal para Portugal. Lucas Hernández surge pelo lado esquerdo e remata cruzado para defesa incompleta de Rui Patrício. Kanté aproveitou as sobras e fez o 1-0 para os franceses.
1327717790703378432
A resposta portuguesa chegou nos minutos seguintes. Raphael Guerreiro remata do meio da rua, obriga Lloris a aplicar-se para evitar o golo e a bola sobra para Bernardo Silva. O esquerdino cruza ao segundo poste, onde surge José Fonte a cabecear a bola contra o ferro.
Aos 73', Moutinho encheu-se de fé e atirou ao canto superior direito da baliza de Lloris, mas o capitão francês disparou em direção à bola e, com a mão esquerda, desviou o remate.
À procura do empate, Fernando Santos lançava opções ofensivas para o campo, com Trincão e Paulinho a juntarem-se aos já lançados Jota e Moutinho. Sérgio Oliveira foi a opção para segurar o meio-campo.
De pouco valeu e, no final, venceu mesmo a França.
Onze de Portugal: Rui Patrício, Cancelo, Fonte, Rúben Dias, Guerreiro, Danilo, William, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Félix e Cristiano Ronaldo
Onze de França: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembe, Lucas Hernández; Kanté, Pogba, Rabiot; Griezmann, Coman, Martial
Suplentes de Portugal: Anthony Lopes e Rui Silva; Nélson Semedo, Mário Rui, João Moutinho, Sérgio Oliveira, Rúben Neves, Paulinho, Pedro Neto, Trincão, Diogo Jota.
Suplentes da França: Mandanda e Maignan; Lenglet, Ruben Aguilar, Zouma, Digne, Dubois, Tolisso, Nzonzi, Moussa Sissoko, Giroud, Marcus Thuram