Engenharia alemã para salvar três pontos. Benfica bate Paços nos últimos segundos
Veja os golos. Águias reaproximam-se do líder Sporting.
Corpo do artigo
O Benfica recebeu e venceu, este domingo, o Paços de Ferreira por 2-1, num jogo que só foi resolvido nos últimos segundos e com um golo de um alemão que salvou os três pontos: Luca Waldschmidt. Os golos de Oleg e Rafa e ditaram que o jogo ficasse empatado até aos instantes finais, mas coube ao avançado alemão acabar com o impasse.
Com este resultado, as águias aproximam-se do Sporting, líder do campeonato, e ficam agora a dois pontos do primeiro lugar, com 21 pontos. Já os pacenses mantêm o sexto lugar, agora com 14 pontos.
Taarabt voltou ao onze encarnado após recuperar da Covid-19 e dividiu o miolo com Weigl. Em cima da hora de jogo houve ainda uma alteração na equipa do Benfica: Nuno Tavares entrou para o lugar que surgia atribuído a Grimaldo no site da Liga. O espanhol lesionou-se no aquecimento.
A primeira grande ocasião do jogo surgiu aos cinco minutos, quando Darwin surgiu na cara de Jordi após passe de Rafa. O guarda-redes Jordi opôs-se com sucesso ao remate.
Os pacenses responderam aos 14', com relativamente mais perigo. Douglas Tanque salta entre os centrais encarnados e cabeceia à baliza, com Vlachodimos a conseguir ainda assim evitar o primeiro. A bola ainda sobrou para o ponta de lança, que a levantou para um pontapé de bicicleta, mas falhou o alvo.
Cinco minutos depois, o Benfica respondia. Darwin ganha a bola à entrada a grande área de Jordi e espera pelo apoio de Pizzi. Quando recebeu a bola, o médio português rematou em jeito, mas ao lado da baliza.
O Paços não ameaçou uma segunda vez. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobra para a entrada da área e Oleg não foi de cerimónias: de primeira e de pé esquerdo rematou para o fundo das redes.
https://www.vsports.pt/embd/62338/m/7076/tsf/d36d883bd997cd7dc66272062d4e6ea0?autostart=false
No minuto seguinte, Douglas Tanque, sozinho no coração da grande área, falhou o que teria sido o 2-0 imediato.
O Benfica só voltou a ameaçar aos 41', quando Rafa surgiu a rematar em força no corredor central. Jordi deixou a bola fugir e a defesa acabou por atirar para canto. No minuto seguinte marcou mesmo, mas Rafa tinha ajeitado a bola com o braço antes.
Na segunda parte, Jorge Jesus abdicou de Pizzi e Weigl para lançar Gabriel e Seferovic. As alterações não fizeram, de imediato, a diferença que Jesus esperaria.
O Paços de Ferreira voltou a entrar melhor no jogo e, primeiro por Luther e depois por Tanque, conseguiu rematar à baliza, ainda que sem perigo. Mas o Benfica iria responder.
13111174
Aos 57', Rafa começa a jogada com um túnel sobre um adversário, dá a Gilberto e dispara em direção à grande área. O brasileiro percebeu a desmarcação e cruzou rasteiro para o primeiro poste, onde Rafa finalizou de primeira.
https://www.vsports.pt/embd/62359/m/7076/tsf/c4d7d4e83393cd1562494f46f07262d9?autostart=false
Logo depois, Everton saía para a entrada de Waldschmidt. No Paços, Helder e Diaby davam lugar a Luiz Carlos e Uílton.
O Benfica voltou a criar perigo aos 70', quando Gilberto encontrou espaço sobre o lado direito e cruzou para Seferovic, que não conseguiu finalizar com sucesso. No minuto seguinte, Darwin encontra espaço à entrada da grande área, tira Marcelo da jogada e remata à baliza. A bola esbarrou na trave depois de sofrer um ligeiríssimo - mas vital - desvio nas mãos de Jordi.
13110518
Pepa lançava então Marco Baixinho e João Amaral para os lugares de Maracás e Luther. Jesus respondeu com Chiquinho e Pedrinho para os lugares de Taarabt e Rafa. Antes do fim do jogo, Pepa ainda lançou João Pedro para o lugar de Tanque.
Os encarnados voltaram a criar perigo aos 88' quando Darwin surgiu a cabecear junto de Jordi mas não conseguiu acertar na direção da baliza. Na resposta, Uilton recebeu a bola junto descaído para a esquerda, já dentro da grande área encarnada, mas também não conseguiu enviar a bola na direção correta.
Mas a engenharia alemã guardou o trunfo para o fim. Gabriel descobre Waldschmidt no coração da área e coloca a bola na cabeça do alemão, que aos 90+3' fez o 2-1 final.
https://www.vsports.pt/embd/62369/m/7076/tsf/3f78831d3f1cb30576997cf5d2fc6158?autostart=false
Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Nuno Tavares, Weigl, Taarabt, Pizzi, Rafa, Everton e Darwin
Onze do Paços de Ferreira: Jordi, Fernando, Marcelo, Maracás, Oleg, Diaby, Bruno Costa, Eustáquio, Helder, Luther e Tanque
13110939
O jogo foi arbitrado por Rui Costa, assistido por João Bessa Silva e Nelson Cunha. O VAR foi Bruno Esteves.
Suplentes do Benfica: Helton Leite, Gabriel, Waldschmidt, Seferovic, Chiquinho, Jardel, Pedrinho, João Ferreira e Gonçalo Ramos
Suplentes do Paços de Ferreira: Zé Oliveira, Marco Baixinho, Martín, Uilton, Adriano, Luiz Carlos, Lucas Silva, João Pedro e João Amaral