Águias garantem lugar na final four da Taça da Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Benfica venceu esta quarta-feira o Vitória de Guimarães no desempate por grandes penalidades por 4-1, depois de um empate 1-1 no tempo regulamentar, no jogo dos quartos de final da Taça da Liga, apurando-se para a final-four.
O golo do V. de Guimarães surgiu aos 16 minutos. Na sequência de um contra-ataque de Edwards, o colombiano Estupiñán inaugurou o marcador. Este camisola 31 começou a época relegado para a equipa B depois de, apesar de ter atraído o interesse de vários clubes europeus, não ter abandonado os vitorianos no mercado de verão. João Henriques reintegrou-o no plantel principal há apenas cerca de 15 dias.
As águias tentaram responder ao longo de todo o jogo, encostando a equipa minhota ao seu meio campo, mas sempre sem fazer uma partida deslumbrante nem criando oportunidades de golo. Só nos últimos 15 minutos é que o jogo flanqueado do Benfica começou a dar frutos, num lance com três protagonistas: Everton, Pizzi e Trmal. Acabou com um remate do transmontano para a defesa do guardião do V. Guimarães. Dos melhores momentos da equipa da Luz no jogo.
A menos de dez minutos do final do jogo, Poha derrubou Pedrinho na grande área do V. de Guimarães, viu cartão amarelo e deu uma grande penalidade ao Benfica. Chamado a converter, Pizzi atirou para a igualdade.
Com o jogo empatado no final dos 90 minutos, a passagem à final four da Taça da Liga ficaria decidida nos penáltis. Aí, o Benfica foi superior. Não falhou nenhuma grande penalidade e ganhou por 4-1.
Com sete títulos alcançados, o último em 2015/16, o Benfica continua em frente na Taça da Liga. Já o Vitória de Guimarães nunca conseguiu ir longe em 13 edições da competição.
Com menos espaço no calendário, devido à pandemia da Covid-19, a Taça da Liga será este ano disputada apenas por oito equipas, as seis primeiras da I Liga e as duas primeiras da II Liga no final de novembro.
Logo aos 2 minutos, Lance perigoso do V. Guimarães a abrir. Edwards com perigo. Dois minutos depois, o árbitro interrompe a partida porque há uma segunda bola na grande área do Vitória.
Aos 7 minutos, Darwin rematou com perigo mas ao lado da baliza minhota. Oito minutos depois, Oscar inaugura o marcador, num lance sem hipóteses para o guarda-redes Helton Leite e que começou num contra-ataque de Edwards.
https://www.vsports.pt/embd/62602/m/8803/tsf/6a3678c901d04898f36a1e517659b2ad?autostart=false
O Benfica, aos 20 minutos, tem uma resposta natural, a tentar chegar à baliza adversária, mas com muitas dificuldades em criar situações de perigo. Perto da meia hora de jogo, o Benfica está todo instalado no meio campo do Vitória. Só Helton Leite está lá atrás, no meio campo encarnado.
Aos 29 minutos, uma jogada de insistência do Benfica, que acabou com a bola nos braços do guarda-redes Trmal. Um erro de Jardel, ao minuto 31, quase dava o segundo golo ao Vitória. No lance a seguir, Pepelu cabeceia ao lado na sequência de um canto.
Sete minutos depois, protestos da parte do V. Guimarães, que reclama Helton Leite ter agarrado a bola fora da área. A cinco minutos do intervalo, Taarabt vê cartão amarelo e reclama com o árbitro. O Benfica está sem ideias.
Aos 44 minutos, Everton remata para o fundo das redes do V. Guimarães, mas estava adiantado, em fora de jogo, e o golo acaba por ser anulado.
Final da primeira parte no Estádio da Luz!
Recomeça o jogo. Esta temporada, o Benfica já entrou a perder em oito dos 19 jogos que fez. Desses oito jogos, só em dois é que a equipa encarnada conseguiu a reviravolta. Mais um cartão amarelo para a equipa minhota. Jorge Fernandes sobre Darwin, a quem está a fazer uma marcação quase individual.
Aos 52 minutos da segunda parte, o Benfica apresenta as mesmas dificuldades do primeiro tempo e ainda não criou qualquer perigo junto à baliza adversária. Risco máximo por parte de Jorge Jesus: tira Weigl e põe Pizzi a jogar. Os encarnados praticamente não têm jogadores com características defensivas em campo.
O Vitória está à procura de ampliar a vantagem e colocar o Benfica em maus lençóis nesta eliminatória. Aos 67 minutos, nova alteração na equipa encarnada: entra Pedrinho, sai Rafa. No V. Guimarães sai Miguel Luís, admoestado, e entra André Almeida.
Aos 68 minutos, surge finalmente uma boa oportunidade para a equipa do Benfica. Darwin cabeceia, mas a bola passa ligeiramente ao lado da baliza de Trmal. Dez minutos depois, um lance com três protagonistas: Everton, Pizzi e Trmal. Remate do transmontano para a defesa do guardião do V. Guimarães. Dos melhores momentos do Benfica no jogo.
Aos 81 minutos, Pedrinho cai no interior da área do V. Guimarães e o árbitro não teve dúvidas: é penálti para os encarnados. É Pizzi, o melhor marcador do Benfica, quem vai marcar. O jogador das águias não facilita e faz o empate.
https://www.vsports.pt/embd/62621/m/8803/tsf/6faf30c6802ce6673f894d33e1180528?autostart=false
A um minuto dos 90, o Benfica procurava o 2-1, para não ter de levar a eliminatória às grandes penalidades. O árbitro dá quatro minutos de compensação. Termina o tempo regulamentar. O jogo vai para penáltis.
É Everton quem vai marcar o primeiro penálti para o Benfica e não falha!
André Almeida, do V. Guimarães, acerta no poste da baliza do Benfica, que fica a abanar.
O segundo penálti do lado do Benfica vai para o especialista: Pizzi, que volta a marcar.
Pepelu não desperdiça este segundo penálti do V. Guimarães, com uma bomba sem hipóteses para Helton Leite.
Gabriel também não desperdiça. 3-1.
Helton Leite adivinha o lado do remate, mal marcado pelo camisola oito do Vitória.
Seferovic garante a passagem à final four da Taça da Liga!
https://www.vsports.pt/embd/62624/m/8803/tsf/aa2aa975ceca8d3987a63812bf2d3595?autostart=false
Penáltis:
Benfica: 4
V. Guimarães: 1
Onze inicial do Benfica: Helton Leite; João Ferreira, Jardel, Vertonghen e Nuno Tavares; Rafa, Weigl, Taarabt e Everton; Waldschmidt e Darwin.
Onze inicial do Vitória de Guimarães: Trmal; Sacko, Mumin, Jorge Fernandes e Sílvio; Janvier, Pepelu, Miguel Luís e Rochinha; Marcus Edwards e Oscar.
Suplentes do Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Grimaldo, Gabriel, Seferovic, Pizzi, Pedrinho, Gonçalo Ramos e Ferro.
Suplentes do Vitória: Jhonatan; Suliman, Poha, Quaresma, Mensah, Lyle Foster, Maddox, André Almeida e Noah.