Um penálti falhado e dois golaços depois, Sporting empata em Famalicão reduzido a dez
Sporting interrompe série de cinco triunfos na I Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O líder Sporting empatou este sábado a duas bolas em casa do Famalicão, num jogo a contar para a nona jornada da I Liga, interrompendo uma série de cinco triunfos consecutivos na prova.
Aos 21 minutos, Nuno Santos recebeu um passe de Antunes, progrediu no relvado e, no entender do árbitro Luís Godinho, foi rasteirado por Riccieli dentro da grande área. Chamado a converter a grande penalidade, Nuno Santos viu o golo a ser negado por Luiz Júnior, que defendeu.
O Sporting redimiu-se aos 37 minutos. O avançado Pedro Gonçalves recebeu sobre a direita um passe rasteiro de Neto, fintou Gustavo Assunção, contornou Gil Dias e, com Babic pela frente, quase a chegar à linha limite da grande área, atirou em arco de pé esquerdo, a meia altura, levando a bola a bater na base do poste direito da baliza de Luiz Júnior antes de entrar. O guarda-redes ainda voou, mas não conseguiu desviar o esférico.
Uma vantagem no marcador que só durou seis minutos, tudo por causa de um erro incrível do guarda-redes Adán. A jogada começou numa falta de Porro sobre Valenzuela, na esquerda do ataque do Famalicão. Bruno Jordão cobrou o livre, enviando a bola por alto para a zona do poste mais distante. Adán tinha tudo para desviar, mas leu mal a trajetória da bola e voou em falso. O braço do guardião ainda se fez ao esférico, mas não lhe tocou. Assunção agradeceu o brinde e cabeceou para dentro das redes desguarnecidas.
Às portas do intervalo, já no terceiro minuto de compensação da primeira parte, na cobrança do livre que valeu o cartão amarelo a Pereyra, Pedro Porro, junto à quina do lado direito da área, atirou de pé direito, cruzado e em jeito, levando a bola a sobrevoar o guarda-redes e a entrar junto ao poste mais distante.
Na ida para os balneários, vários jogadores pegam-se e empurram-se. O árbitro Luís Godinho resolve com um amarelo para Riccieli e outro para Nuno Santos.
O Famalicão empatou aos 89 minutos. Valenzuela simulou que ia marcar o livre, mas recuou e foi Jhonata a avançar para a bola, atirando de pé direito, em arco, e levando a bola a entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Adán.
Com este empate, o Sporting continua a liderar, com 23 pontos, mas pode ver o Sporting de Braga e o Benfica, ambos com 18, e FC Porto, com 16, aproximarem-se, enquanto o Famalicão passou a somar 10 pontos.
Já começou o jogo em Famalicão! A primeira ameaça da equipa da casa surge aos 4 minutos. O Sporting não consegue sair com a bola para o ataque. Aos 6 minutos, uma excelente jogada de Pedro Posso, que ultrapassou bem Gil Dias.
Aos 7 minutos, Campana vê o primeiro amarelo do jogo por uma entrada dura sobre Palhinha. O primeiro canto do jogo surge aos 13 minutos da primeira parte e é para o Sporting. Surge um cabeceamento forte de Feddal, que ficou muito perto de inaugurar o marcador. Foi o maior lance de perigo do jogo.
Penálti para o Sporting aos 20 minutos. Luís Godinho, sem dúvidas, assinala falta dentro da água sobre Nuno Santos. E é o próprio Nuno Santos quem vai tentar converter em golo. Rematou para o lado esquerdo, mas Luiz Júnior esticou-se todo e fez uma grande defesa. Pedro Gonçalves vê cartão amarelo por, na recarga, cometer falta sobre o guarda-redes do Famalicão.
À meia hora de jogo, Palhinha remata de longe e surpreende Luiz Júnior, mas o guarda-redes estica os braços e consegue a soco, com mais uma grande defesa, negar o golo aos leões. Um minuto depois, o guardião do Famalicão fica sentado no relvado e o jogo é interrompido para Luiz Júnior ser assistido.
Pedro Porro aproveita a pausa para ir ao banco de suplentes beber água e ouvir indicações de Ruben Amorim. Aos 37 minutos, Pedro Gonçalves fatura pela 10.ª vez no campeonato e faz o primeiro golo do jogo em Famalicão. Uma bola em jeito que fugiu ao guarda-redes Luiz Júnior.
https://www.vsports.pt/embd/62217/m/7078/tsf/3ac214d75779fa4c9452882432f86ab1?autostart=false
A vantagem do Sporting durou apenas 6 minutos. Aos 43, quando os leões pareciam ter o jogo controlado, acontece um erro incrível de Adán. A jogada começa numa falta de Porro sobre Valenzuela na esquerda do ataque do Famalicão. Na sequência de um livro batido à esquerda do ataque do Famalicão, Gustavo Assunção marcou de cabeça.
https://www.vsports.pt/embd/62219/m/7078/tsf/524cab36c82dd0ddb3c9f284f36fe0c2?autostart=false
Mesmo perto da final da primeira parte, já no tempo de compensação, Pedro Porro marca de livre e volta a colocar o Sporting em vantagem. Uma bomba de pé direito que volta a fugir ao guarda-redes Luiz Júnior.
https://www.vsports.pt/embd/62220/m/7078/tsf/5a20032820fd4decfa6d7b16e97b6b9b?autostart=false
É intervalo em Famaicão! Na ida para os balneários, vários jogadores pegam-se e empurram-se. O árbitro resolve com um amarelo a Riccieli e outro a Nuno Santos.
Arrancou a segunda parte, com o Sporting ao ataque. Nos primeiros dois minutos do segundo tempo, os leões estiveram perto de fazer o terceiro, mas Luiz Júnior, mais uma vez, negou o golo. Aos 60 minutos, três alterações no Famalicão: entram Iván Jaime, Trotta e João Neto. Saem Campana, Pereyra e Rúben Lameiras. Três minutos depois, no lado so Sporting, entra Tiago Tomás para o lugar de Sporar.
Aos 65 minutos, João Mário, apertado, faz um remate à malha lateral da baliza do Famalicão. Dois minutos depois, João Palhinha é atingido por Gustavo Assunção e este último jogador vê cartão amarelo. Aos 70 minutos, substituição no Sporting: saída de Nuno Santos para a entrada de Tabata. Ruben Amorim refresca a equipa para ter bola, não deixando de procurar o terceiro golo.
De cabeça, aos 72 minutos, João Palhinha ficou a centímetros de aumentar a vantagem do Sporting no marcador. Três minutos depois, o Famalicão conquista um livre que pode levar perigo à baliza de Adán. O Sporting afasta o perigo e a equipa da casa não consegue criar mossa.
O Sporting fica reduzido a 10 aos 80 minutos. Uma entrada fora de tempo de Pedro Gonçalves sobre Assunção valeu-lhe segundo amarelo e respetivo vermelho. Aos 89 minutos, de livre, Jhonata faz um grande golo e restabelece a igualdade.
https://www.vsports.pt/embd/62235/m/7078/tsf/4c3b236528db1cbb74c3ec5384bd9ac5?autostart=false
Depois de o árbitro dar quatro minutos de compensação, aos 91 minutos, o Sporting marca. Após um passe longo da defesa para a área, Coates salta entre os defesas e atira de cabeça. Mas depois de recorrer ao VAR, o árbitro anulou o golo por falta sobre o guarda-redes. O treinador Ruben Amorim é expulso do banco por protestos.
Termina o jogo. Sporting deixa dois pontos em casa do Famalicão.
Onze inicial do Famalicão: Luiz Júnior, Edwin Herrera, Riccieli, Babic, Gil Dias, Gustavo Assunção, Joaquín Pereyra, Campana, Fernando, Rúben Lameiras e Jordão.
Onze inicial do Sporting: Adán; Neto, Coates e Feddal; Pedro Porro, Palhinha, João Mário e Antunes; Pedro Gonçalves, Sporar e Nuno Santos.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Morer, Trevisan, Jhonata, Iván Jaime, Neto, Trotta, Jorge Ferreira e Patrick William.
Suplentes do Sporting: Luís Maximiano, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Borja, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Tabata, Tiago Tomás e Pedro Marques.