Rio Ave leva AC Milan ao limite. Vinte e quatro penáltis depois, colosso mantém-se na Europa
Ao 24.º penálti, a equipa de Vila do Conde viu o sonho da Liga Europa ir por água abaixo após um jogo renhido com o gigante europeu. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Rio Ave falhou esta quinta-feira o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, ao perder com os italianos do AC Milan no desempate por grandes penalidades, num jogo do play-off, disputado em Vila do Conde.
Depois de uma igualdade 1-1 no tempo regulamentar e 2-2 no final do prolongamento, a eliminatória teve de ser decidida nas grandes penalidades e só ao 24.º pontapé, quando Aderlan Santos permitiu a defesa a Donnarumma, é que ficou decidida a favor dos italianos (9-8).
A equipa transalpina adiantou-se no marcador através de Saelemaekers, aos 51 minutos, mas os vila-condenses reagiram e igualaram por Francisco Geraldes, aos 72 minutos, tendo Gelson Dala, logo no primeiro minuto do prolongamento (90+1), adiantado a equipa portuguesa, para Çalhanoglu, na conversão de uma grande penalidade, repor a igualdade, aos 120+2.
Nas grandes penalidades, e debaixo de uma grande intempérie, a equipa italiana acabou por se superiorizar (9-8), impedindo assim os vila-condenses de se juntarem a Sporting de Braga e Benfica no sorteio de sexta-feira para a fase de grupos da prova, que vai decorrer em Nyon, Suíça, às 13h00 locais (12h00 em Lisboa).
Começou o jogo em Vila do Conde. Aos 3 minutos, Saelemaekers, avançado belga de 21 anos, aparece na área do Rio Ave solto de marcação, mas estava em posição de fora de jogo. Dois minutos depois, Borevkovic sofre falta de um adversário.
Aos 9 minutos, bom cruzamento de Ivo Pinto. Kjaer resolve, afastando a bola, de cabeça, para fora da área do Milan. Cinco minutos depois, Borevkovic faz uma falta inteligente sobre Saelemaekers. Há uma remate na sequência desta bola parada, mas sai ao lado do poste direito da baliza de Kieszek.
Nesta primeira meia-hora de jogo, o Rio Ave ainda não deu uma imagem de fragilidade ao adversário. Aos 38 minutos, o Rio Ave continua com mais posse de bola (56%), mas no quadro estatístico ainda não tem registo de qualquer remate. Grande antecipação de Piazón, pelo corredor direito, mas não tinha ninguém da equipa na área para fazer o cruzamento e acabou por perder a bola.
Aos 40 minutos, Bruno Moreira vê cartão amarelo por falta sobre Donnarumma, o guarda-redes do Milan. Dois minutos depois, Borevkovic faz um grande corte cirúrgico depois de se ter desequilibrado. O Rio Ave mantém alguma pressão sobre o Milan nestes últimos instantes da primeira parte.
O árbitro dá um minuto de compensação. Intervalo chega com tudo a zeros.
Recomeça o jogo em Vila do Conde! Alteração ao intervalo no Milan. Sai o espanhol Samu Castillejo e entra o seu compatriota Brahim Díaz.
Aos 50 minutos, Brahim Díaz remata, a bola desvia em Borevkovic e é canto para o Milan. Na sequência desse lance de bola parada, um minuto depois, os italianos inauguram o marcador. Saelemaekers faz o primeiro golo da noite.
1311761078272040961
Aos 56 minutos, Tarantini aparece de cabeça, mas a bola sai ao lado do gigante guarda-redes do AC Milan. Quatro minutos depois, cartão amarelo para Filipe Augusto, por falta sobre Brahim Díaz. E aos 61, nova punição, desta vez para Theo Hernández, que vê cartão amarelo por falta sobre Ivo Pinto.
A dois minutos dos 70, o Milan conquista um livre frontal à baliza de Kieszek. O remate sai violentíssimo, mas bate na barreira e sai pela linha final. É canto para os italianos.
Aos 71 minutos, o gigante guarda-redes Donnarumma nem tem reação perante o remate potente de Francisco Geraldes, que empata o marcador.
1311766635317989388
Quinze minutos depois, Calabria remata ao lado. Aos 86 minutos, mais um lance de perigo para a baliza do Rio Ave após um lance de bola parada. O Rio Ave entra confortável no último minuto do tempo regulamentar. Aos 90 minutos, foi por muito pouco que Aderllan não marca e surpreende o Milan à entrada do tempo de compensação, que será de dois minutos.
O jogo segue para prolongamento!
Começa o prolongamento, nos Arcos! Logo no primeiro minuto, Gelson Dala marca, com um remate certeiro a concluir uma jogada rápida. Foi Carlos Mané quem ganhou a bola, que bateu num adversário e sobrou para Dala colocar o Rio Ave em vantagem diante do Milan.
1311772703859396611
Os jogadores do Rio Ave estão a circular a bola, tentando cansar mais os jogadores do Milan. A equipa italiana está a mostrar algum nervosismo perante o que está a acontecer em Vila do Conde. Aos 97 minutos, Rafael Leão vê cartão amarelo depois de alguns segundos a puxar a camisola do adversário da equipa portuguesa.
Ao minuto 100, valeu a Kieszek e ao Rio Ave o facto de Rafael Leão ter escorregado. Caso contrário teria ficado isolado frente ao guarda-redes. Dois minutos depois, fora de jogo assinalado a Colombo. Aos 103 minutos, o árbitro espanhol considera que houve falta sobre Brahim Díaz e é um livre perigoso para a baliza da equipa portuguesa. Grande defesa do polaco Kieszek! Com uma palmada desvia a bola por cima da barra. É canto para o Milan.
Chega ao fim a primeira parte do prolongamento.
Recomeça o jogo! A equipa de Vila do Conde está a 15 minutos de fazer história. Aos 109 minutos, Mário Silva faz a última alteração: Gabrielzinho entra para o lugar de Carlos Mané. Aos 114 minutos, mais uma intervenção decisiva de Kieszek! É sofrimento até ao fim para o Rio Ave.
É penálti para o AC Milan e Borevkovic é expulso. Rio Ave reduzido a 10. Çalhanoglu converte o penálti inglório para o Rio Ave. Final do prolongamento. O jogo vai ser decidido nas grandes penalidades.
O treinador da equipa portuguesa até está de olhos fechados para não ver os penáltis.
Grandes penalidades:
Rio Ave 8-9 AC Milan
Após a maratona de penáltis, o Rio Ave perde com o AC Milan.
12867903
Onze inicial do Rio Ave: Kieszek; Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan Santos e Nélson Monte; Tarantini e Filipe Augusto; Lucas Piazón, Diego Lopes e Carlos Mané; Bruno Moreira.
Onze inicial do AC Milan: Donnarumma; Calabria, Kjaer, Gabbia e Theo Hernández; Bennacer e Kessié; Samu Castillejo, Çalhanoglu e Saelemaekers; Daniel Maldini.
Suplentes do Rio Ave: Léo Vieira, Pedro Amaral, Jambor, Francisco Geraldes, Gabrielzinho, André Pereira e Gelson Dala.
Suplentes do Milan: Tatarusanu, Laxalt, Krunic, Tonali, Brahim Díaz, Colombo e Rafael Leão.