Leões venceram os arsenalistas por 1-0. Veja o golo.
Corpo do artigo
O Sporting conquistou este sábado pela terceira vez a Taça da Liga, nos últimos quatro anos, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0, na final da 14.ª edição da prova, em Leiria.
Durante toda a primeira parte, o jogo esteve bastante equilibrado, com o mau estado do relvado, por causa da chuva, a impedir que as equipas fizessem um futebol bonito. Sem grandes notas dignas de apontamento dentro das quatro linhas até à meia hora de jogo, aos 33 minutos os dois treinadores, de ambas as equipas, foram expulsos por trocarem palavras pouco amistosas. Como castigo, o árbitro Tiago Martins mandou Rúben Amorim e Carlos Carvalhal para o balneário.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2021/01/g_20210123231907/hls/video.m3u8
Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, um livre do Sporting colocou a bola no ataque e Pedro Porro aproveitou a desatenção da defesa bracarense para entrar na área e, descaído para a direita, aplicar um remate fortíssimo ao poste mais distante.
13269063
No ranking da prova, os leões, que já tinham vencido em 2017/18 e 2018/19 e perdido as finais de 2007/08 e 2008/09, sempre nos penáltis, isolam-se no segundo lugar, com três cetros, contra a dois do Sporting de Braga. Lidera o Benfica, com sete.
O relvado não está nas melhores condições, não para de chover. Aos 3 minutos, um remate de João Mário sai muito por cima da barra da baliza de Matheus. Nos primeiros cinco minutos de jogo são os leões que têm mais bola.
Aos 9 minutos, Nuno Mendes cobra livre para a área e David Carmo afasta o perigo com corte de cabeça. Há muita água na zona central do terreno. Aos 13 minutos, a água ajuda a defesa do Sporting, travando a bola de Abel Ruiz. Este é um dos jogos em que os lances de bola parada podem ser decisivos.
Sem medo da chuva e do vento, Rúben Amorim e Carlos Carvalhal não param de dar indicações para dentro das quatro linhas. Perto dos primeiros 20 minutos de jogo, o Braga tem crescido nos últimos instantes. Aos 32 minutos, os dois treinadores são expulsos. Está a ser um jogo quentinho, mas sem espetáculo.
Aos 37 minutos, situação de perigo criada pelo Braga, com um remate de Fransérgio. Faltam cinco minutos para os 45 e as duas equipas estão muito equilibradas dentro de campo numa altura em que volta a chover com muita intensidade em Leiria.
A 3 minutos do intervalo, Pedro Porro marca no primeiro remate a sério à baliza de todo o jogo. Eficácia máxima por parte do Sporting.
https://www.vsports.pt/embd/63924/m/8819/tsf/087bc288c66da75f13615e169ee86b21?autostart=false
Dois minutos depois, uma belíssima jogada de Pedro Gonçalves, a passar por tudo e por todos. Valeu ao Braga o guarda-redes Matheus. O árbitro dá um minuto de compensação.
O árbitro Tiago Martins apita para o final da primeira parte em Leiria.
Recomeça o jogo! Tiago Tomás regressa com uma touca na cabeça, depois do lance em que ficou com o sobrolho aberto. A chuva finalmente deu tréguas em Leiria. Nos primeiros três minutos da segunda parte, Matheus facilitou, mas Nuno Santos não conseguiu aproveitar, com o cruzamento a sair diretamente para fora.
Aos 54 minutos, um remate forte de Ricardo Horta sai ao lado da baliza do Sporting. Quatro minutos depois, troca na frente de ataque dos leões. Sai Tiago Tomás, que estava desaparecido do jogo, e entra Sporar. Aos 65 minutos, Pedro Gonçalves remata à entrada da área e Matheus defende para canto.
João Mário sai, aos 67 minutos, para dar lugar a Matheus Nunes. É uma troca recorrente por parte de Rúben Amorim. Nesta fase o jogo está melhor, mais aberto, especialmente porque há muito menos faltas do que na primeira parte. Um minuto depois, Adán fica com as mãos a arder após um remate de Iuri Medeiros.
Enquanto o Sporting se resguarda, o Braga procura oportunidades para marcar. Aos 72 minutos, por pouco os arsenalistas não marcaram. Aos 79 minutos, um remate perigosíssimo de Al Musrati, que saiu ao lado do poste direito de Adán. Os jogadores de Rúben Amorim ficaram a olhar uns para os outros porque não gostaram do espaço que foi concedido ao adversário.
Aos 85 minutos, o Braga marca, mas o árbitro auxiliar rapidamente assinala fora de jogo a Ricardo Esgaio. Não vale este golo dos minhotos. O árbitro dá cinco minutos de compensação. A um minuto do final, o Braga esteve a cheirar o empate.
Terminou o jogo! O Sporting venceu o Braga por uma bola a zero e vai levantar a Taça da Liga.
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Feddal; Pedro Porro, Palhinha, João Mário e Nuno Mendes; Jovane, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves.
Onze do Braga: Matheus, Esgaio, Tormena, David Carmo e Sequeira; Al Musrati, Castro e Fransérgio; Ricardo Horta, Galeno e Abel Ruiz.
Suplentes do Sporting: Maximiano; Neto, Borja, Antunes, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Sporar, Nuno Santos e Gonzalo Plata.
Suplentes do Braga: Tiago Sá; Raul Silva, Bruno Viana, João Novais, André Horta, Lucas Piazon, Paulinho, Iuri Medeiros e Schettine.