Veja os golos. Leões saem derrotados por 4-1 da Turquia.
Corpo do artigo
O Sporting foi, esta quinta-feira, eliminado da Liga Europa depois de uma derrota por 4-1 em Istambul. Skrtel, Aleksic e Visca, por duas vezes, ditaram a eliminação leonina num jogo em que Vietto está no melhor e no pior dos leões: o argentino marca o golo que devolve a eliminatória aos leões e comete o penálti que a deixa em definitivo para a Turquia.
Com uma das melhores exibições da época na primeira mão dos 16 avos de final, em Lisboa, o Sporting chegou a Istambul com a responsabilidade de gerir uma vantagem de dois golos.
11864654
Nervosos, os comandados de Silas acabaram por dar demasiado espaço aos turcos nos primeiros minutos de jogo e, aos sete minutos, viram Aleksic cabecear a bola em mergulho poucos centímetros acima da trave.
11864863
Foram precisos 15 minutos até que o Sporting entrasse na partida: coube a Jovane Cabral abanar o jogo com um remate de fora da grande área que Günok apenas conseguiu afastar com uma palmada para onde estava virado. Por esta altura, os turcos tinham 71% da posse de bola.
A história do jogo contava-se assim: muita bola turca, muitos cruzamentos, mas poucas alternativas no tranporte da bola. Valia ao Sporting o pouco acerto dos cabeceamentos turcos. Mas a história mudou aos 30 minutos.
Canto batido a partir da direita do ataque turco, com Maximiano obrigado a dar uma palmada na bola que a colocou em voo livre. Skrtel ganha posição e cabeceia a bola, que acaba por escapar a Maximiano, passando-lhe entre as pernas e confirmando o primeiro golo dos turcos.
A primeira grande resposta leonina também chegou por um pontapé de canto: Acuña conquista a segunda bola, conduz por entre os defesas e atira em força. Günok foi ao chão para responder e impediu o golo.
1233096878008553472
Mas a vantagem na eliminatória não chegou mesmo ao intervalo. Em cima dos 45', Aleksic aproveitou um livre descaído para a direita e rematou direto à baliza, com a bola a descrever uma trajetória que enganou Maximiano. Só parou no fundo das redes.
1233100365328998401
A segunda parte começou com o Sporting fora da Liga Europa, mas os leões mostraram vontade de voltar a discutir a eliminatória desde cedo. Vietto, aos 46', obrigou Günok a aplicar-se para impedir os leões de resgatarem a posição.
Mas tanta vontade quase dava no cheque-mate por parte dos turcos, isto porque Maximiano, com duas defesas sucessivas a remates de Demba Ba conseguiu manter os leões a perder apenas por dois golos. Era hora de apostar no ataque: Plata era lançado na partida para o lugar de Bolasie.
E foi de um pequeno jogador que veio um grande golo. Acuña cruza a partir da esquerda e o argentino, no meio dos centrais, saltou para um cabeceamento que só parou no fundo das redes. A eliminatória voltava às mãos do Sporting.
1233111194870915075
O argentino marcou o sétimo golo da época e o segundo desta eliminatória, depois de já ter marcado na primeira mão, em Alvalade. Silas aproveitou para lançar Doumbia, tirando Jovane de campo. O Sporting entrava em gestão: com a eliminatória de novo nas mãos, os leões preocupavam-se em não sofrer golos nem colocar a baliza de Maximiano em perigo.
O golpe final esteve para acontecer aos 87', quando a bola embateu na trave após uma jogada individual de Plata que tirou dois adversários da frente. Aos 89', Sporar isolado também falhou o 3-1. E quem não marca, sofre.
Visca, aos 90', fez o 3-1 e atirou a partida para o prolongamento depois de muito desperdício leonino.
1233116780501049344
Com um prolongamento que podia ter evitado, o Sporting via-se absolutamente proibido de sofrer qualquer golo em Istambul. Começou na mó de cima a equipa leonina, que teve num cabeceamento de Vietto a primeira grande oportunidade da meia hora extra. Entre mais um susto para Maximiano e a falta de acutilância leonina, a primeira parte do prolongamento não teve golos na Turquia.
Silas lançou Pedro Mendes para os últimos 15 minutos da partida, tirando do campo um discreto Sporar. Os leões pareciam estar a conseguir gerir o jogo, mas o que Vietto deu, Vietto tirou.
O argentino comete grande penalidade e Visca, na conversão, não perdoou. Repetiu o golo da primeira mão e deu a vantagem na eliminatória aos turcos. O Sporting foi eliminado.
1233128003129004033
Onze do Basaksehir: Mert Günok, Júnior Caiçara, Škrtel, A. Epureanu, Clichy, İrfan Can Kahveci, Azubuike, Aleksić, Višća, Elia e Demba Ba
Onze do Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Ilori, Coates, Acuña, Battaglia, Wendel, Vietto, Jovane, Bolasie e Sporar
Suplentes do Basaksehir: Volkan Babacan, Ponck, Uçar, Tekdemir, Ozcan, Gulbrandsen e Robinho
Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Rosier, Borja, Doumbia, Eduardo, Gonzalo Plata e Pedro Mendes