Diretor da academia do Independiente del Valle compara Anselmi a Bielsa e aponta diferenças
Há na relação próxima entre o novo treinador do Futebol Clube do Porto e os jogadores a grande diferença entre Martin Anselmi e o seu treinador de referência, Marcelo Bielsa. Na TSF, Andoni Bombín avalia o trabalho do novo técnico dos dragões
Corpo do artigo
O diretor da academia e coordenador da metodologia do Independiente del Valle acredita que Martin Anselmi tem as qualidades necessárias para ter sucesso no futebol europeu. O espanhol Andoni Bombín acompanhou de perto o crescimento do treinador argentino, aposta da direção de André Villas-Boas para orientar a equipa até junho de 2027.
"Sempre pensei que ele estava preparado para a Europa. É um treinador com grande capacidade de trabalho, envolvido em tudo o que faz e preparado para o rendimento num nível máximo”, começa por explicar à TSF Andoni Bombín.
Impressionou o responsável da estrutura do clube equatoriano o cuidado com os detalhes de Martin Anselmi, tanto na abordagem ao jogo seguinte - estreia contra o Maccabi Haifa esta quinta-feira na Liga Europa -, como na relação com uma estrutura larga e hierarquizada como a do Independiente del Valle, uma das mais reconhecidas e prolíficas escolas de atletas da América do Sul nos últimos anos.
“Mostrou isso do Independente com uma preparação de cada jogo ao detalhe, mas também muito envolvido no trabalho da formação. Acredito que ele está preparado para trabalhar no nível mais alto, até porque tem uma excelente equipa. Tem todas as ferramentas necessárias para fazer render uma equipa de um patamar alto", antecipa.
Bielsa e a proximidade aos atletas
Andoni Bombín trabalhou durante vários anos no Athletic, clube de Bilbau por onde passou Marcelo Bielsa, treinador-referência (assumido pelo próprio Martin Anselmi) do novo técnico do Futebol Clube do Porto. O treinador de 39 anos chegou a contar que venceu uma mota para viajar para Espanha e ver o Athletic de Bielsa (finalista da Liga Europa).
"Penso que a ligação entre ele e Bielsa tem que ver como entende o futebol, na forma apaixonada e dedicada como vive o jogo. Mas também na ideia de jogo há semelhanças, embora, com adaptações”, esclarece Andoni Bombín.
O responsável pela academia do Independiente assinala uma diferença substancial entre Bielsa e Anselmi. “Ele resgatou algumas ideias da metodologia de Bielsa, mas aplica essas ideias de outra forma. Mas tem uma abordagem diferente na forma como se dirige aos atletas”, explica.
“Martin tem uma relação próxima com os jogadores e na aposta nos jogadores jovens. Penso que se aproxima de Bielsa na forma como entende o futebol, na paixão e na forma de olhar para o treino a partir do jogo."
Na apresentação como novo treinador do Futebol Clube do Porto, Martin Anselmi assumiu que procura envolver os jogadores na construção da forma de jogar da equipa, um tipo de abertura e proximidade que usa como bandeira da sua liderança.
"O que ele procura é tirar o maior rendimento de cada jogador. Mas para isso há que fazer os atletas participarem. Os jogadores têm de se sentir identificados e envolvidos com aquilo que fazem em campo, na forma de jogar, de pressionar, de atacar. Há que maximizar o rendimento para o coletivo. Martin é um treinador próximo dos jogadores, preocupa-se em envolver os jogadores na solução, mas sempre em prol da equipa. É desta forma que Martin entende a participação dos jogadores no processo."
Uma ideia transversal, um treinador preocupado com o clube
Porque decidiu o Independiente del Valle dar uma oportunidade a Martin Anselmi como técnico principal, depois de uma passagem como assistente? Andoni Bombín resume o que fez a diferença na escolha do perfil do novo técnico.
"Se há algo que o define é a determinação e a capacidade de trabalho, foi por isso que o Independiente del Valle apostou nele. É um treinador jovem, com capacidade de trabalho e de liderança, alguém que através do trabalho e determinação conseguiu colocar uma equipa a jogar de uma determinada maneira e conseguir grandes títulos e alegrias para o clube e para os adeptos."
Bombín resume as qualidades do novo treinador dos dragões em três aspetos: “Martin Anselmi é um grande treinador na forma como lida com o grupo, na análise do adversário e na construção de uma ideia para um clube."