Diretor de associação de treinadores fala em probabilidade de nadadora chinesa estar dopada
John Leonard lembrou que a chinesa fez os últimos 50 metros da sua prova de 400 metros estilos mais depressa que o norte-americano Ryan Lochte.
Corpo do artigo
O diretor da Associação Mundial de Treinadores considerou que existe uma forte probabilidade de a chinesa Ye Shiwen estar dopada, dado que a nadadora teve uma prestação «inacreditável».
«A história sempre mostrou que quando vemos algo inacreditável acabamos por saber mais tarde que houve doping», afirmou John Leonard, que está há 23 anos à frente desta associação.
Referindo à chinesa de 16 anos, que conquistou a medalha de ouro dos 400 metros estilos com um novo recorde mundial, Leonard lembrou que a chinesa fez os últimos 50 metros da sua prova mais depressa que o norte-americano Ryan Lochte.
O técnico recordou ainda que a chinesa foi sete segundos mais rápida na sua prova do que nos últimos campeonatos do mundo há um mês, uma evolução que o técnico diz ser impossível e que levanta necessariamente suspeitas.
Perante estas suspeitas, a atleta chinesa já assegurou que nunca tomou qualquer substância proibida, até porque o seu país tem uma política firme de luta contra o doping.
Na resposta, John Leonard lembrou que vários atletas chineses têm sido apanhados nas malhas do doping, como cinco nadadores juniores nos Mundiais de 2009 que foram afastados.