Do aeroporto Francisco Sá Carneiro até ao sonho realizado de Villas-Boas: as horas de sigilo de Luuk de Jong até ao relvado do Dragão
Luuk de Jong foi apresentado esta segunda-feira, mas uma semana antes já tinham começado as negociações e o plano perfeito desenhado por Villas-Boas para surpreender o plantel e os adeptos do FC Porto
Corpo do artigo
A contratação de Luuk de Jong pelo FC Porto apanhou meio mundo de surpresa. Os azuis e brancos fizeram de tudo para esconder o futebolista internacional neerlandês e revelaram, esta terça-feira, a sequência de acontecimentos que o levaram até ao relvado do Estádio do Dragão.
Estamos no dia 3 de agosto. Luuk de Jong acorda às 05h00, sai disfarçado com um boné e é o primeiro a entrar no avião e o último a sair para que ninguém o reconheça. Discretamente, chega ao aeroporto Francisco Sá Carneiro e rapidamente entra num carro do staff do FC Porto, onde desabafa, depois de tanto tempo em silêncio: "É muito estranho fazer isto nesta era, com todas as redes sociais e manter tudo discreto... Ninguém sabe que eu estou aqui neste momento. Espero que seja uma grande surpresa para todos. Temos de manter o segredo até à apresentação."
A surpresa não é pensada só para os adeptos. O internacional neerlandês faz exames médicos como o jogador de handball, para que nem o plantel de futebol soubesse que seria o novo reforço do clube.
Às 14h00 desta segunda-feira, Luuk de Jong chega ao Estádio do Dragão, onde é recebido pelo presidente André Villas-Boas, na sala de reuniões. Já com a camisola dos azuis e brancos vestida, conta que tudo começou com uma conversa com o Farioli.
Tivemos uma conversa muito boa. Depois disso, ele disse: 'Na última época fizeste-me chorar com o Ajax.' Ganhámos o título com o PSV. Espero que este ano sejamos felizes. Foi assim que terminamos.
Mas, pelos vistos, a grande ideia do sigilo de toda esta operação foi do presidente do FC Porto: "Também tive uma conversa com André Villas-Boas e então começaram as negociações. Fui tudo muito rápido, talvez na semana passada, foi um bom início de semana. O presidente contou-me que se lembrava, quando era pequeno, de que havia sempre, nestes dias de apresentação, uma surpresa. Um jogador que ninguém sabia que vinha e aparecia do túnel."
Villas-Boas queria muito fazer isso novamente e, por isso, Luuk de Jong alinha na ideia, mesmo que lhe pareça "complicado" com as viagens, aeroportos e redes sociais pelo caminho.
"Seria incrível" e assim foi: o neerlandês vê pela janela o autocarro da equipa a chegar, desce com o Farioli até ao balneário e é apresentado aos novos companheiros.
Às 17h57, chega o momento de Luuk de Jong surpreender os adeptos do Porto no Estádio do Dragão: "Já passei por muito na minha carreira, mas ainda assim senti-me nervoso. Foi um momento especial. Caminhar num novo relvado, num novo estádio, numa nova zona... Estamos a caminhar no desconhecido. (...) Foi incrível."
O avançado neerlandês chega ao FC Porto depois de três épocas consecutivas no PSV Eindhoven, onde fez 74 golos e 39 assistências em 134 jogos, naquela que foi a sua segunda passagem pelo clube, depois de ali ter jogado de 2014 a 2019.
Além das oito temporadas no PSV Eindhoven, Luuk de Jong jogou no FC Barcelona em 2021/22, por empréstimo do Sevilha, clube que representou de 2019 a 2021.