Portugal tem conseguido bons resultados frente à Holanda. Aqui ficam dois exemplos para inspirar o jogo de logo.
Corpo do artigo
Europeu 2004 - meias-finais - Portugal 2 - 1 Holanda
Em 2004, Portugal chegava às meias-finais do Europeu, que jogava em casa, depois de um jogo emocionante com a Inglaterra que apenas ficou decidido a favor da seleção nacional nas grandes penalidades. No Estádio José Alvalade, recebia a Holanda, que vinha também de um encontro decidido nos penaltis, frente à Suécia.
O jogo começou bem para a equipa portuguesa. Aos 26 minutos, Deco marcava o canto e Cristiano Ronaldo, de cabeça, fazia o primeiro golo da partida. Portugal jogava bem e criava oportunidades de golo, como o remate ao poste de Luís Figo. A segunda parte trazia um dos melhores golos da seleção em fases finais de campeonatos da Europa.
Depois de um canto marcado por Ronaldo, Maniche rematava de fora da grande área e metia a bola na gaveta da baliza de Edwin van der Sar. Aos 58 minutos, o jogo parecia controlado, mas cinco minutos mais tarde um auto-golo de Jorge Andrade colocava a Holanda de novo em ação. Mas a seleção nacional acabaria por manter a vantagem até ao final da partida, garantindo um lugar na final, perdida para a Grécia.
[youtube:1N_4GfyFe_0]
Mundial 2006 - oitavos de final - Portugal 1 - 0 Holanda
Na Alemanha, Portugal tinha ultrapassado facilmente o grupo D, com vitórias em todos os jogos com México, Irão e Angola. Nos oitavos de final, de novo a Holanda. Os holandeses olhavam para o jogo como uma oportunidade de vingar a derrota de 2004. Os portugueses queriam dar provas num Mundial, depois da má prestação em 2002.
Essa mistura de sentimentos traduziu-se num dos jogos mais intensos de sempre em mundiais. O único golo da partida surgiu aos 23 minutos, por Maniche, transformando-se num verdadeiro carrasco dos holandeses. Costinha era expulso ainda antes do intervalo. Boulahrouz (Holanda) seria expulso já na segunda parte, equilibrando as contas.
Até ao fim, ordem de expulsão também para Deco, do lado de Portugal, e Van Bronckhorst, do lado holandês. Quatro vermelhos numa só partida, um recorde em fases finais de Campeonatos do Mundo. 16 cartões foram mostrados no total, algo que passou também a constituir recorde. Da "Batalha de Nuremberga", como ficou conhecido o encontro, saiu gloriosa uma seleção que mais tarde conquistaria o quarto lugar na prova.
[youtube:SLHiTu7-Y8M]