O double scull ligeiro português Nuno Mendes/Pedro Fraga falhou, esta sexta-feira, a final dos Jogos Olímpicos, classificando-se no sexto e último posto da sua meia-final. À TSF, o presidente do Comité Olímpico Português alertou que quem «não se superar, não consegue bons resultados».
Corpo do artigo
O double scull ligeiro português Nuno Mendes/Pedro Fraga falhou, esta sexta-feira, a final das Olimpíadas de Pequim, classificando-se no sexto e último posto da sua meia-final, que lhe vai dar direito a disputar sábado a final B.
Face a este resultado, a dupla do Sport Clube do Porto vai procurar o melhor lugar do sétimo ao 12º lugar, naquele que já é o melhor resultado de sempre do remo em Jogos Olímpicos.
A competir na pista um, Nuno Mendes e Pedro Fraga passaram aos 500 metros em quinto lugar a 1,37 segundos da líder Grécia, enquanto aos 1.000 já tinham caído para sexto e ultimo a 6,36 segundos.
Aos 1.500 o fosso aumentou para 10,90 segundos, sendo que a terceira embarcação, a ultima a apurar para a final, estava à distância de 5,08 segundos.
A dupla do Sport Clube do Porto, que tem como táctica de corrida subir bastante no final, terminou já em menor ritmo no sexto e último posto a praticamente 15 segundos (14,62) da Grécia, que, juntamente com a Dinamarca e China, garantiu um lugar na final.
O presidente da Federação Portuguesa do Remo, António Marques, disse à TSF esperar que os dois portugueses consigam ficar nos primeiros lugares da final B.
Em declarações à TSF, o presidente do Comité Olímpico Português disse que o «remo ultrapassou as expectativas», classificando o resultado obtido pela dupla Nuno Mendes e Pedro Fraga esta sexta-feira como «histórica e muito incentivadora para o futuro».
No entanto, Vicente Moura aproveitou para deixar um recado a todos os atletas portugueses que participam nos Jogos Olímpicos Pequim2008.
«Quem não se superar, não consegue bons resultados», disse, frisando que apesar de uma posição no ranking ser importante, não chega, sendo antes necessário «fazer a melhor marca de sempre».