Veja os golos. Wendell marcou com o pé esquerdo, Galeno com o direito e Evanilson com a cabeça. Alan Varela fechou o resultado.
Corpo do artigo
Os brasileiros chegaram ao Dragão para antecipar o Carnaval. O FC Porto goleou este sábado o Moreirense por 5-0, na 18.ª jornada da I Liga.
Wendell abriu o marcador bem cedo e a partida foi com a margem mínima para o intervalo, mas a segunda parte foi avassaladora. Evanilson, Galeno, Wendell (outra vez) e Alan Varela consumaram a goleada.
Os dragões permitiram alguns ataques rápidos ao Moreirense nos primeiros minutos do jogo, mas conseguiram mesmo ser os primeiros a marcar e bem cedo. Aos oito minutos, após uma jogada de insistência, Francisco Conceição recebeu a bola no lado direito do ataque, puxou para o pé dominante e tirou um cruzamento cheio de efeito que chegou ao segundo poste onde apareceu Wendell a finalizar da melhor forma.
Nos minutos seguintes, o FC Porto instalou-se no meio-campo da equipa de Moreira de Cónegos, mas os visitantes aproveitavam sempre qualquer espaço para sair em transição rápida. Ainda assim, nem uma, nem a outra equipa conseguiam criar ocasiões flagrantes para marcar.
Isso só voltou a acontecer aos 30 minutos. João Mário deu a bola para Francisco Conceição e o jovem extremo português conduziu da direita para o meio e disparou a rasar o poste da baliza de Kewin Silva.
Logo a seguir, Pepê, Eustáquio e Evanilson combinaram muito bem pela zona central do terreno e o 11 dos dragões, na cara de Kewin Silva, não conseguiu fazer o segundo golo portista.
A primeira parte terminou com os dragões na frente do marcador, graças ao golo de Wendell.
A abrir o segundo tempo, Kodisang subiu pelo lado direito e rematou com o pé contrário muito perto do poste da baliza de Diogo Costa.
Os dragões responderam dez minutos depois, com um cruzamento traiçoeiro de João Mário que quase deu golo na baliza dos de Moreira de Cónegos.
Aos 60', o FC Porto fez mesmo o segundo. Canto estudado entre Alan Varela e Wendell e o argentino tirou um grande cruzamento da quina da área para um toque ligeiro, mas suficiente, de Evanilson para o fundo das redes de Kewin Silva.
O jogo não estava fechado, mas Galeno quis dar mais uma ajudinha. Aos 69 minutos, Galeno arrancou de antes do meio-campo e, ainda de fora da área, rematou rasteiro e colocado, sem hipóteses para Kewin Silva.
Com espaço, os dragões tornaram-se letais. Três minutos depois, Francisco Conceição conduziu pela direita, soltou em João Mário que cruzou rasteiro para um desvio certeiro de Wendell para o fundo das redes.
Já estava difícil para o Moreirense e Kewin Silva ainda pôs mais sal na ferida. Mau passe do guarda-redes brasileiro, Alan Varela ainda permitiu a defesa à primeira, mas, à segunda, fez o 5-0.
A partida não teve mais golos e os dragões consumaram o resultado mais volumoso do campeonato e logo frente à equipa sensação. Assim, o FC Porto mantém-se no terceiro lugar da Liga, com menos quatro pontos do que o Benfica e cinco pontos do que o Sporting.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell, Alan Varela, Eustáquio, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson
Onze do Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Pedro Amador, Ismael, Franco, Kodisang, Camacho, Alan e Aparício.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Namaso, André Franco, Romário Baró, Toni Martínez e Zé Pedro.
Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Matheus Aiás, Ponck, Antonisse, Frimpong, Madson, Minsgotti, Ofori e Macedo.