Dragão congelado no inverno checo. FC Porto empata com Viktoria Plzen na Liga Europa

Michal Cizek/AFP
Veja o golo. Lukás Cerv abriu o marcador logo aos seis minutos e Deniz Gül só conseguiu empatar nos minutos finais
O muito frio na Chéquia foi um adversário quase tão difícil como o vice-campeão local. O FC Porto empatou (1-1) esta quinta-feira com o Viktoria Plzen, na sétima jornada da fase regular da Liga Europa, e mantém acesa a possibilidade de passar diretamente aos oitavos de final.
Para a partida na Chéquia, Francesco Farioli não pôde contar com os reforços Thiago Silva e Oskar Pietuszewksi, que ainda não estão inscritos na competição. Assim, Jan Bednarek regressou ao onze inicial. Além disso, Alan Varela, Gabri Veiga e Pepê foram relegados para o banco, enquanto Pablo Rosario, Rodrigo Mora e William Gomes foram titulares.
O primeiro sinal de perigo aconteceu aos três minutos, com um remate de fora da área de Borja Sainz que Wiegle teve de afastar para canto.
Só que foram os checos quem marcaram. Aos seis minutos, Lukás Cerv avançou pela meia-direita e, ainda de longe, rematou forte para o fundo da baliza de Diogo Costa.
Lukás Cerv faz o primeiro para os checos #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UEFAEuropaLeague #ConfiaBetano #betanouel pic.twitter.com/IdRx32pvLz
- sport tv (@sporttvportugal) January 22, 2026
Novamente de longe, os checos estiveram perto de voltar a marcar aos 12 minutos, quando Kabongo rematou a rasar o poste da baliza portista.
Aos 18 minutos, Borja Sainz apareceu completamente isolado, mas, na hora de rematar, fez um autêntico passe ao guarda-redes checo.
Num dos últimos lances da primeira parte, Rodrigo Mora bateu um canto à esquerda e Kiwior cabeceou na direção da baliza, com Vydra a desviar para o poste em cima da linha. O árbitro foi chamado a ver as imagens pelo VAR e assinalou penálti a favor dos dragões, expulsando Vydra por impedir o golo com a mão. Na execução da grande penalidade, Samu atirou ao lado.
Apesar da superioridade numérica, os dragões tiveram muitas dificuldades para criar perigo na baliza Checa ao longo da segunda parte.
Deniz Gül esteve muito perto de fazer o empate aos 78 minutos, quando rematou para uma grande defesa de Wiegle, após um bom passe de Pepê.
Aos 85 minutos, Francisco Moura conseguiu fazer mexer as redes do Viktoria Plzen, mas o lance foi invalidado por um braço na bola de Samu imediatamente antes.
Só que, em cima do minuto 90, os dragõe chegaram ao empate. Kiwior cruzou da esquerda e Deniz Gül recebeu, rodou e rematou para o fundo da baliza checa.
O FC Porto ainda carregou na compensação à procura da vitória, mas sem sucesso. Assim, os dragões somam 14 pontos na competição e subiu provisoriamente ao sétimo lugar da prova.
Onze do Viktoria Plzen: Wiegle, Doski, Spácil, Souaré, Memic, Valenta, Cerv, Visinsky, Ladra, Kabongo e Vydra.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Pablo Rosario, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes, Borja Sainz e Samu.
Suplentes do Viktoria Plzen: Tvrdon, Silhavy, Chalupa, Suchy, Panos, Havel, Novák, Kubin, Adu e Zeljkovic.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, Eustáquio, Gabir Veiga, Pepê, Zaidu, Prpic, Alan Varela, Deniz Gül, André Miranda, Gabriel Brás e Francisco Moura.

