Dragão feito num oito teve o nove a limitar as perdas. FC Porto empata com Famalicão
Veja os golos. Os dragões andaram sempre atrás do marcador e conseguiram chegar ao empate perto do fim.
Corpo do artigo
Não são momentos bonitos que se vivem por estes tempos no Dragão. Depois de duas derrotas consecutivas, os dragões receberam o Famalicão e não foram além de um empate no Estádio do Dragão.
O Famalicão foi o primeiro a marcar, por Cadiz, mas o empate surgiu com um autogolo de Zaydou. Antes do intervalo, Cadiz voltou a marcar e o empate só voltou ao marcador bem perto do final, com um golo de Mehdi Taremi.
Depois de duas derrotas consecutivas no campeonato, Sérgio Conceição fez várias alterações no onze. Zé Pedro e Otávio entraram para o centro da defesa, face às ausências de Pepe (castigado) e Fábio Cardoso (lesionado). No meio-campo, Alan Varela ficou no banco e deu lugar ao aniversariante Marko Grujic. Na frente, Iván Jaime entrou para o lugar de Galeno e Evanilson regressou à titularidade, relegando Namaso para a condição de suplente. João Mário, habitual titular na lateral direita portista, também ficou de fora por castigo. Entre os suplentes, o destaque ia para João Mendes e Gabriel Brás, dois defesas da equipa B.
E a partida começou mal para os dragões. Sem conseguir impor o seu jogo, permitia ao Famalicão sair em contra-ataque. Aos nove minutos, Cadiz descobre Puma Rodríguez no lado direito, o panamiano puxa para o pé esquerdo e cruza para um cabeceamento potente do mesmo Cadiz para o fundo da baliza de Diogo Costa.
A resposta apareceu oito minutos depois. Evanilson não deu por perdida uma bola na linha de fundo e deixou para Francisco Conceição. O internacional português tirou um adversário do caminho, entrou na área e tentou um cruzamento atrasado, mas a bola bate em Zaydou e entra na baliza famalicense.
A partir do golo, os dragões conseguiram pegar nas rédeas da partida, mas o pouco perigo que conseguia construir baseava-se nas ações individuais de Francisco Conceição pelo lado direito do ataque.
Aos 40 minutos, o Famalicão voltou a assustar. Gustavo Sá, ainda de longe, rematou forte e rasteiro, mas ligeiramente ao lado da baliza de Diogo Costa.
Os dragões pareciam demasiado instáveis e os famalicenses aproveitaram isso. Em período de compensação, Gustavo Sá encontrou espaço no lado direito e cruzou rasteiro. Puma Rodríguez falhou o desvio, mas Cadiz, ao segeundo poste, só teve de encostar para o fundo da baliza.
A partida foi para intervalo com o Famalicão na frente do marcador e com Sérgio Conceição descontente com o rumo do jogo. Exemplo disso foram as três alterações feitas ao intervalo, com as saídas de Jorge Sánchez, Iván Jaime e Grujic para as entradas de Alan Varela, Galeno e Taremi.
E o segundo tempo começou com muitas queixas da equipa portista. Primeiro, Taremi cai na área do Famalicão, mas Gustavo Correia mandou jogar. Logo a seguir, Francisco Conceição e Luíz Júnior chocam na área antes de Evanilson atirar para o fundo da baliza e o árbitro assinalou falta sobre o guarda-redes famalicense.
Aos 66 minutos, Alan Varela descobriu muito bem Evanilson na área e o avançado rematou para defesa de Luíz Júnior. Logo a seguir, Francisco Conceição trabalhou bem na direita e cruzou, mas o cabeceamento de Nico González saiu à figura.
Os dragões pressionavam cada vez mais na busca do golo e a cerca de 20 minutos do final da partida, bola longa metida para Taremi, o iraniano cabeceou para trás e Evanílson rematou forte para uma grande defesa de Luíz Júnior. Pouco depois, Pepê coloca Taremi em boa posição, mas o remate saiu ao lado.
Cheirava a golo, apesar da intranquilidade emocional portista, e ele chegou mesmo aos 82 minutos. Galeno ganhou a Nathan na velocidade pela esquerda e serviu Mehdi Taremi na zona do penálti e o iraniano rematou para o empate.
Em período de compensação, mais uma contrariedade para os dragões. Evanilson desentendeu-se com Mihaj e o árbitro viu uma agressão e expulsou o brasileiro.
Antes do final, Luiz Júnior ainda evitou o golo num remate de Galeno e a partida terminou mesmo com um empate no marcador. Assim, os dragões evitam a terceira derrota consecutiva no campeonato, mas pode ser ultrapassado pelo SC Braga nesta jornada.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Zé Pedro, Otávio, Wendell, Grujic, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Iván Jaime e Evanilson.
Onze do Famalicão: Luíz Júnior, Nathan, Mihaj, Justin, Moura, Topic, Zaydou, Gustavo Sá, Sorriso, Puma Rodríguez e Cadiz.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Eustaquio, Taremi, Galeno, Namaso, Alan Varela, João Mendes, Gonçalo Borges e Gabriel Brás.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Lacoux, Henrique Araújo, Aranda, Gustavo Assunção, Filipe Soares, Danho, Dobre e Aguirregabiria.