Dragão foi à Beira para se afastar dos rivais. FC Porto vence Tondela e alarga vantagem na Liga

Paulo Novais/Lusa
Veja os golos. Samu e William Gomes desbloquearam a partida em dois minutos no início da segunda parte
A Beira Alta significou um afastamento na luta pelo título. O FC Porto venceu este domingo o Tondela por 2-0, na 13.ª jornada da I Liga, e abriu ainda mais a vantagem para Benfica e Sporting no topo do campeonato, com os leões a ficarem a cinco pontos e o Benfica a oito do líder.
Depois de uma primeira parte em que os dragões sentiram muita dificuldade em criar perigo, o arranque da segunda foi demolidor: em dois minutos, Samu abriu o marcador e William Gomes fechou-o, dando tranquilidade aos portistas.
Após a derrota em casa frente ao Vitória SC, para a Taça da Liga, Francesco Farioli regressou à fórmula original, com Diogo Costa de volta à baliza e um quarteto à sua frente formado por Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Francisco Moura. No meio-campo, Rodrigo Mora juntou-se a Alan Varela e Victor Froholdt, enquanto William Gomes, Pepê e Samu completaram o trio mais ofensivo. Gabri Veiga, que saiu tocado da partida da Taça da Liga, ficou no banco.
O primeiro sinal de perigo apareceu aos seis minutos de jogo, quando Francisco Moura fez um cruzamento venenoso da esquerda e uma carambola entre os defesas do Tondela levou a bola na direção da baliza, mas Bernardo Fontes fez uma boa intervenção.
Pouco depois, Pepê deu na profundidade para Samu e o avançado espanhol, ainda que com pouco ângulo, obrigou o guarda-redes do Tondela a aplicar-se para evitar um golo portista.
O Tondela respondeu aos 19 minutos, com Hugo Félix a bater um canto à direita e Siebatcheu cabeceou por cima.
Em cima da meia-hora de jogo, William Gomes trabalhou dentro da área e rematou de pé direito para uma grande intervenção de Bernardo Fontes.
Logo a seguir, numa jogada muito confusa, Froholdt conseguiu avançar até à área do Tondela, a bola sobrou para Samu que deu para William Gomes. O brasileiro tentou rematar, a bola desviou num defesa e chegou a Rodrigo Mora, que marcou. Contudo, depois de revisão do VAR, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Em cima do intervalo, Hugo Félix bateu um livre para a área e Medina cabeceou para o fundo da baliza de Diogo Costa, mas o lance foi invalidado por falta do defesa do Tondela.
A primeira parte terminou com o nulo no marcador.
O FC Porto acabou a primeira parte empatado e arrancou a segunda a inaugurar o marcador. Canto batido por Rodrigo Mora à direita, Kiwior cabeceou para defesa de Bernardo Fontes e Samu encostou na recarga.
A entrada à dragão teve um segundo capítulo. Na jogada seguinte, os defesas atrasaram a bola para Bernardo Fontes, mas William Gomes aproveitou a atrapalhação do guarda-redes do Tondela, roubou-lhe a bola e marcou de baliza aberta. Aos 50 minutos, os portistas já venciam por 2-0.
Depois dos golos, o FC Porto começou a gerir o jogo e só voltou a criar relativo perigo aos 81 minutos, com um remate do já entrado Borja Sainz ao lado.
O jogo terminou com a vitória dos dragões. O FC Porto soma agora 37 pontos na I Liga, tendo agora mais cinco do que o Sporting, que está no segundo lugar, e mais oito do que o Benfica, que fecha o pódio.
Onze do Tondela: Bernardo Fontes, Tiago Manso, Chistian Marques, Brayan Medina, Nor Maviram, Yaya Sithole, Juan Rodríguez, Hugo Félix, Pedro Maranhão, Ouattara Moudjatovic e Jordan Siebatcheu.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, William Gomes e Samu.
Suplentes do Tondela: Lucas Cañizares, Rémy Vita, João Afonso, Joe Hodge, Hélder Tavares, André Ceitil, Rony Lopes, Yefrei Rodríguez e Ivan Cavaleiro.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Dominik Prpic, Pablo Rosario, Gabir Veiga, Stephen Eustáquio, Deniz Gül, Borja Sainz e Ángel Alarcón.

