Ouça o Relato TSF. Os dragões perderam por 1-2 frente aos vimaranenses e desperdiçaram uma oportunidade de reforçar terceiro lugar. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto foi este domingo derrotado pelo Vitória de Guimarães, por 2-1, na 28.ª jornada da I Liga, com os vimaranenses a ficarem a apenas dois pontos dos dragões, que somaram a segunda derrota consecutiva.
Os dragões entraram a dominar o jogo, com mais posse de bola, mas foram os vimaranenses que mostraram 100% de eficácia. Marcaram logo no primeiro lance em que se aproximaram da baliza de Diogo Costa, na sequência de um livre marcado de forma muito tensa. Jota Silva fez-se ao lance, mas quem acabou por pentear a bola foi Galeno, marcando golo na própria baliza e deixando o guardião dos dragões sem hipótese.
Aos 33 minutos, mais uma surpresa. O Vitória dobrava a vantagem no Dragão e Jota Silva voltou a ser o protagonista. Após receber um passe de Tiago Silva correu para a área, superou Pepe e, à saída de Diogo Costa, rematou para o fundo da baliza. O Dragão ficava gelado.
No entanto, ainda antes do intervalo, aos 44 minutos, Galeno reduziu. Pepê meteu na frente para Namaso que, de primeira, deixou Galeno isolado. O extremo não perdoou à saída de Bruno Varela.
Com este resultado, o FC Porto, que soma já seis desaires no campeonato, não aproveitou as derrotas de Benfica frente ao Sporting e do Sporting de Braga com o Arouca, e está em terceiro, com 58 pontos, mais dois do que os bracarenses e o Vitória de Guimarães, ambos com 56, e menos nove do que o Benfica, que tem 67, enquanto os leões lideram com 71, e menos um jogo. O Vitória de Guimarães, que a meio da semana perdeu em casa com o FC Porto por 0-1 na primeira mão das meias da Taça de Portugal, continua num momento positivo no campeonato, com cinco vitórias seguidas.
Já rola a bola no Estádio do Dragão. Nestes primeiros minutos de jogo só dá Porto em termos de posse de bola. No entanto, o Vitória está bem fechado, bem posicionado, o que dificulta a vida aos azuis e brancos. Contra a corrente do jogo, o Vitória inaugura o marcador aos 11 minutos. É Jota Silva quem marca. Penteou no primeiro poste e bateu Diogo Costa. O Vitória está na frente! 100% de eficácia para esta equipa forasteira. Pouco depois, o golo é atribuído ao Galeno pela Liga. Terá sido o jogador do FC Porto a desviar a bola para a própria baliza. Autogolo.
Aos 22 minutos, o jogo é interrompido para Jota Silva ser assitido. Dez minutos depois, Manu Silva faz um corte decisivo após um cruzamento de Galeno na esquerda e o FC Porto, na assistência, ganha um livre em zona frontal. A eficácia dos vimaranenses vem confirmar-se aos 33 minutos, com Jota Silva a ampliar a vantagem. É o 15.º golo do avançado na época e a primeira vez que marca ao FC Porto.
É uma festa tremenda dos adeptos do Vitória. Vão cantando pelas suas gentes. Ainda antes do intervalo, Conceição prepara-se para colocar Iván Jaime, Zé Pedro e Taremi. Aos 44 minutos, Jorge Sánchez tenta pôr um ponto final no jogo. O remate, bem de fora da área, passa por cima. Em resposta, aos 44 minutos, a combinação Namaso, Pepê e Galeno faz com que o FC Porto reduza por 2-1. Os dragões entram assim na discussão do triunfo do jogo.
Conceição entretanto mudou de ideias e não vai mexer já na equipa. Mantém os mesmos que iniciaram o jogo.
Intervalo.
Começa a segunda parte no Dragão. Dois minutos, dois cartões amarelos. Aos 62 minutos João Mário vê cartão amarelo por protestos e Manu também, mas por derrubar Nico. Conceição prepara-se para colocar Taremi em jogo. E é já aos 67 minutos. Entra Taremi e sai o desinspirado Pepê.
Cartão vermelho direto para Pepe aos 68 minutos, por ter ido protestar com o árbitro auxiliar. Só pode ter sido por palavras. O capitão dos dragões já deu a braçadeira a Diogo Costa e sai, expulso. Os azuis e brancos estavam por cima no jogo nesta fase e, a partir de agora, vão jogar em inferioridade numérica.
Cheira a golo no Dragão nestes 15 minutos finais. Mesmo com apenas dez jogadores o FC Porto está a pressionar. O árbitro dá seis minutos de tempo extra. Vamos até aos 96 no Dragão. Aos 94 minutos, Taremi cai na grande área e pede-se penálti. O árbitro nada assinala.
É a loucura entre os adeptos do Vitória. Fazem, para já, a festa no Dragão. Joga-se o último minuto. Terminou o jogo. Desânimo total entre os jogadores do FC Porto.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Danny Namaso.
Onze do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Manu Silva, Borevkovic, Jorge Fernandes; Bruno Gaspar, Tiago Silva, João Mendes, Tomás Händel, Afonso Freitas; Jota Silva, Kaio César.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marko Grujic, Taremi, Iván Jaime, João Mário, Romário Baró, Toni Martínez, Gonçalo Borges, Zé Pedro.
Suplentes do Vitória de Guimarães: Charles, Miguel Maga, Tomás Ribeiro, Ricardo Mangas, André André, Adrián Butzke, Zé Carlos, Nuno Santos, Nélson Oliveira.
