Dragões estreiam-se a ganhar na I Liga com Anselmi: FC Porto vence Farense por 1-0
Em Faro, Francisco Moura marcou o golo dos dragões, aos 48 minutos, pondo fim ao ciclo de cinco jogos sem vencer no campeonato
Corpo do artigo
O FC Porto estreou-se este domingo a vencer na I Liga de futebol sob o comando de Martín Anselmi ao impor-se ao Farense, por 1-0, num jogo da 22.ª jornada marcado pelo luto pela morte de Pinto da Costa.
Os jogadores do FC Porto entraram em campo com um equipamento dedicado ao antigo presidente Pinto da Costa. Antes do arranque da partida, no Estádio Algarve, foi feito um minuto de silêncio. O Farense também homenageou Pinto da Costa, com a oferta de uma coroa de flores, entregue pelo capitão Marco Matias ao seu homólogo do FC Porto, Diogo Costa.
Durante os primeiros 45 minutos, as equipas não criaram oportunidades claras e ao intervalo estava tudo em aberto. Ainda assim, os dragões entraram melhor em campo, com o Farense a conseguir equilibrar ao longo do jogo.
No arranque da segunda parte, estava feito o primeiro golo dos azuis e brancos. Na sequência de um livre lateral, Fábio Vieira cruzou e Francisco Moura de cabeça bateu Ricardo Velho.
Em resposta, os algarvios apertaram o cerco, mas Diogo Costa conseguiu evitar o empate. Aos 84 minutos, só teve tempo de sacudir a bola para a linha de fundo, após um cabeceamento de Marco Moren.
O FC Porto mantém-se no terceiro lugar, agora com 46 pontos, a seis do líder Sporting e quatro do Benfica, segundo classificado, enquanto o Farense permanece no 17.º e penúltimo lugar, com 15 pontos, após ter somado a quarta derrota consecutiva e o sétimo jogo sem vencer.
Onze do Farense: Ricardo Velho; Marco Moreno, Cláudio Falcão e Artur Jorge; Pastor, Zé Carlos, Miguel Menino e Paulo Victor; Rony Lopes, Marco Matias e Yusupha.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zé Pedro, Nehuén Pérez e Otávio; Pepê, André Franco, Fábio Vieira, Rodrigo Mora e Moura; Deniz Gul e Namaso.
Suplentes do Farense: Kaique, Tomás Ribeiro, Derick Poloni, Lucas Áfrico, Filipe Soares, Tomané, Álex Bermejo, Darío Poveda e Rui Costa.
Suplentes do FC Porto: