O FC Porto isolou-se provisoriamente na liderança da I Liga depois de golear, esta noite, o Marítimo por 5-0, no jogo de abertura da 8ª jornada.
Corpo do artigo
Veja aqui as principais jogadas deste encontro.
Os bicampeões nacionais igualaram a maior goleada da época, que pertencia ao Benfica (5-0 em Setúbal), somando agora 20 pontos, mais três que os "encarnados", que recebem sábado o Vitória de Guimarães.
A culminar um lance vistoso ao primeiro toque, logo aos 3 minutos, o colombiano James Rodriguez lançou o compatriota Jackson que fez o seu sétimo golo em outros tantos jogos seguidos no campeonato.
O tento prematuro embalou os "dragões", que criaram muitas dificuldades ao inofensivo opositor (pior ataque do campeonato com apenas quatro golos), que tentava lançamentos nas costas da defesa para a velocidade de Danilo Dias, mas incapaz de incomodar Helton no primeiro tempo.
Lucho, Danilo e Otamendi podiam ter ampliado a vantagem, mas foi Varela (35) a consegui-lo, após tirar dois adversários do caminho e, à entrada da área, atirar cruzado e indefensável (2-0).
Antes do golo, Fernando (substituído por Defour) e Maicon (Abdoulaye) abandonaram o relvado, o primeiro a queixar-se de uma coxa e o segundo de possível entorse - mais tarde, o azar assolou Helton (73), que cedeu o lugar a Fabiano.
Frente a um adversário agora em gestão de esforço, o Marítimo desaproveitou erro de Defour (51), pois o cruzamento de Olberdam bateu nas costas do "entalado" Danilo Dias e saiu por cima. Sete minutos depois, o também recém-entrado Fidelis evitou dois contrários e disparou forte, mas Helton segurou a dois tempos.
O desafio ficou sentenciado aos 59 minutos, em abertura de Moutinho para Jackson, que fugiu a Ricardo e bisou (3-0).
A exibição determinada dos pupilos de Vítor Pereira resultou em mais dois golos, de James Rodriguez (72 e 77): primeiro em combinação com João Moutinho a atirar entre as pernas de Ricardo e depois contando com a colaboração involuntária de um defesa contrário.
Ficha de jogo:
Marcadores:
1-0, Jackson Martinez, 4'
2-0, Varela, 34'
3-0, Jackson Martinez, 60'
4-0, James Rodriguez, 73'
5-0, James Rodruguez, 77'
Equipas:
- FC Porto: Helton (Fabiano, 74), Danilo, Ottamendi, Maicon (Abdoulaye, 32), Mangala, Fernando (Defour, 28), Lucho, João Moutinho, Varela, Jackson Martinez e James Rodriguez
Suplentes: Fabiano, André Castro, Kléber, Miguel Lopes, Abdoulaye, Christian Atsu e Defour
Treinador - Vítor Pereira
- Marítimo: Ricardo, Briguel, João Guilherme, Roberge, Rúben Ferreira, Semedo (Fidelis, 46), João Luíz (David Simão, 70), Rafael Mirada, Heldon, Danilo Dias e Sami (Olberdam, 46)
Suplentes: Welligton, Marco Rozário, Fidelis, Luís Olim, Ytalo e David Simão
Treinador: Pedro Martins
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Ação disciplinar: Cartões amarelos para Roberge (64), Ottamendi (64), João Luíz (66) e Danilo Dias (79)
A assistir a este encontro no Estádio do Dragão estiveram 27.609 espetadores.