Sérgio Silva sagrou-se campeão do mundo de duatlo em elite, ao ganhar em Gijon, Espanha, relegando os espanhóis Roger Roca e Victor Manuel del Corral para segundo e terceiro.
Corpo do artigo
Quinto no Mundial de 2010 e campeão do mundo de sub-23 em 2006, Sérgio Silva completou, este sábado, os três segmentos (10 quilómetros de corrida, 40 de bicicleta e mais cinco de corrida) em 1:51.18 horas, batendo Roca por cinco segundos e Del Corral por 11.
Em prova disputada em simultâneo, o também português Miguel Arraiolos conquistou a medalha de bronze em sub-23, enquanto o francês Etienne Diemunsch se sagrou campeão do Mundo e o britânico Matthew Gunby ganhou a prata.
Em declarações à TSF, Sérgio Silva disse que já teve o «prazer e a felicidade de ter sido campeão do mundo em 2006 nos escalões de sub-23» e «três vezes campeão da Europa», para além de ter conquistado mais algumas medalhas.
Ser campeão do mundo em elite era algo que o atleta «já ambicionava há algum tempo». «Não estava à espera que fosse hoje, porque não fiz um trabalho se calhar o mais adequado na bicicleta, mas o pouco que fiz foi suficiente», confessou, acrescentando que se tratou de uma «prova algo táctica».