O FC Barcelona e a Juventus disputam hoje a final da Liga dos Campeões de futebol, que se disputa no Olímpico de Berlim, com ambos os conjuntos a procurarem o terceiro título esta temporada.
Corpo do artigo
Frente a frente vão estar dois treinadores que se estrearam esta temporada nos respetivos clubes, com Luis Enrique, no FC Barcelona, e Massimiliano Allegri, na Juventus, a conquistarem os respetivos campeonatos nacionais e taças e a poderem agora alcançar o "triplete".
Os catalães procuraram o quinto título de campeão europeu, depois dos logrados em 1992, 2006, 2009 e 2011, que os colocaria no terceiro lugar do "ranking", ao lado de Liverpool e Bayern Munique e apenas atrás de AC Milan (7) e Real Madrid (10).
Por seu lado, os transalpinos lutam pelo terceiro, após as vitórias em 1985 e 1996, e para evitarem o sexto desaire em finais, lideram esse "ranking", com cinco, em igualdade com Benfica e Bayern Munique. O "barça" só perdeu duas.
Os catalães surgem em grande forma, com destaque para o tridente ofensivo Neymar, Suarez e Messi, num encontro que marcará a despedida de Xavi do clube.
O defesa central Chielini, o principal esteio da defesa do campeão transalpino, será uma baixa de peso na "vecchia signora", por lesão.
A final da Liga dos Campeões está marcada para as 19:45, no Estádio Olímpico de Berlim, e terá arbitragem do turco Cuneyt Çakir.