
Dulce Félix
Direitos Reservados
A atleta portuguesa Ana Dulce Félix, campeã europeia de 10.000 metros, alcançou hoje, em Belgrado, a medalha de bronze nos Europeus de corta-mato.
Corpo do artigo
É a quarta presença consecutiva no pódio para Ana Dulce Félix. Depois da prata conquistada em 2011 e 2012, a atleta de Guimarães repetiu o terceiro lugar de 2010, terminando sete segundos depois da nova campeã, a francesa Sophie Duarte, que cumpriu a prova em 26.34 minutos. A britânica Gemma Steel foi a segunda, a cinco segundos.
Carla Salomé foi a segunda melhor portuguesa, ao terminar em nono, a 39 segundos, enquanto Catarina Ribeiro foi 39ª e Anália Rosa terminou no 58º lugar, contribuindo para o quinto lugar de Portugal na classificação coletiva, ganha pela Grã-Bretanha.
Na corrida de seniores masculinos, ganha pelo espanhol Alemayehu Bezabeth, com larga vantagem, o melhor português, na 38ª posição, foi António Silva. Rui Pedro Silva, a maior esperança portuguesa, iniciou bem a prova mas rapidamente começou a perder lugares até ser 51º na meta.
Coletivamente, triunfou a Espanha, à frente da surpreendente seleção belga, enquanto Portugal foi 9º, superando apenas as seleções da Áustria e da Sérvia.
Nos escalões jovens, os melhores atletas lusos foram os juniores Silvana Dias (19º) e Miguel Marques (24º) e o sub-23 Rui Pinto, que era a grande esperança nacional, mas foi apenas 28º classificado.
Por equipas, Portugal foi 9º e último entre as sub-23, 10º entre 12 formações nos sub-23 masculinos, e 17º entre 21 conjuntos nos juniores. Portugal apresentou apenas três atletas na prova de juniores femininos, pelo que não pontuou.