Mais de 85% dos que pegaram na raquete pela primeira vez, já não a largaram. Há quem jogue todos os dias, com quem calha. Há quem tenha aulas, com quem sabe. E há quem desafie os colegas da empresa. É um desporto social, jogado a quatro, mas não é para qualquer um. Alugar um campo (por pessoa) durante uma hora e meia pode custar cerca de 10 euros. Uma boa raquete, quase 300 euros. É o padel, o desporto da moda.
Corpo do artigo
O campeonato nacional de padel começa esta quinta-feira, às 19:00, no Nacional Padel. O presidente da Federação Portuguesa de Padel, Ricardo da Silva Oliveira, revela que o número de inscritos superou as expectativas.
Aparecem campos quase como cogumelos. O número de praticantes mais do que duplicou num ano. Como se explica o fenómeno do padel? Treinadores e alunos respondem o mesmo: É fácil de aprender, divertido de jogar e um desporto muito social que se pode praticar com os filhos, os amigos ou com os colegas de trabalho.
Quem experimenta, já não larga. Mas atenção que o padel não é para qualquer bolso, alugar um campo durante uma hora e meia (o tempo médio de um jogo) chega aos 10 euros. Uma boa raquete pode custar 300 euros. Depois há todo um conjunto de equipamento disponível para aqueles que gostam de entrar no "rectângulo" vestido a rigor. Até já há marcas portuguesas que existem para vestir os atletas de padel: dos ténis, às saias ou vestidos.
"É dos desportos mais fáceis" diz o treinador Vasco Pascoal (do Clube Nacional Padel) "mesmo as pessoas que nunca tenham pegado numa raquete, isto é muito fácil de jogar, o campo é pequenino, há tabelas o que faz com que a bola esteja sempre em jogo e torna a aprendizagem mais fácil".
O presidente da Federação Portuguesa de Padel explica que "as pessoas se começaram a interessar mais pelo padel, a querer que o padel se organizasse, julgo que há mais ou menos três anos".
Ricardo da Silva Oliveira diz que tem sido "uma loucura" e atira os números, há em Portugal o dobro de atletas que existia há um ano. O segredo do sucesso é simples "primeiro, as senhoras jogam padel" e o presidente da Federação lança mais argumentos "joga-se dentro de uma caixa onde as pessoas estão perto uma das outras, a bola não foge tanto e permite muito diálogo porque é jogado a quatro, tem uma componente social forte.
As crianças conseguem pegar numa raquetel, por isso é fácil explicar o sucesso". No Clube Nacional Padel, no centro de Lisboa (na Rua de São Bento) há sete campos, quatro ao ar livre e três cobertos. Ao final da tarde é difícil conseguir um espaço livre.
Nuno Amado, o gerente, diz que "provavelmente se tivéssemos mais campos, também enchiam." Estão abertos todos os dias da semana, até à meia noite. É lá que vai decorrer o Campeonato Nacional que começa esta Quinta-feira, às 19h. Vai decorrer durante todo o fim-de-semana.
Na página da federação pode descobrir mais sobre este desporto