Um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing do Porto revela que a economia portuguesa pode perder entre 240 e 400 milhões de euros.
Corpo do artigo
Para chegar a estas conclusões, o estudo do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto (IPAM) utiliza um modelo científico que analisa quatro momentos: o estágio da seleção portuguesa, a fase de grupos, as eliminatórias e uma vitória de Portugal no Campeonato do Mundo.
Em declarações à TSF, o diretor do IPAM do Porto, Daniel Sá, assinala que em causa estão indicadores económicos, desde consumos em casa e na restauração até prémios de jogo, publicidade, televisão paga, viagens de avião ou apostas na internet.
Só o apuramento e a fase de grupos geram um impacto económico acima dos 430 milhões de euros.
Se Portugal for eliminado nos oitavos de final significa 469 milhões de retorno. Um valor que sobe, nos quartos de final, para os 503 milhões.
Caso Portugal vença a competição, o impacto económico pode ultrapassar os 600 milhões de euros.
Depois há o reverso da medalha. Se Portugal não conseguir o apuramento, os benefícios para a economia não vão além dos 200 milhões de euros.
Estudos internacionais dizem que o Mundial do Brasil vai ser o campeonato mais lucrativo de sempre, com um retorno que ultrapassa os 53 mil milhões de euros.