"É uma festa, não é um clima de guerra." Os avisos e as garantias da polícia portuguesa na Alemanha para o Turquia-Portugal
A polícia portuguesa que está em Dortmund garante todas as condições de segurança para o jogo entre Turquia e Portugal
Corpo do artigo
A seleção nacional volta a entrar em campo, este sábado, no Europeu de futebol. Portugal pode qualificar-se já para os oitavos de final, caso vença a Turquia. O jogo da segunda jornada do grupo F está marcado para as 17h00 (hora de Lisboa). O encontro entre turcos e portugueses é considerado de risco médio pela UEFA e para acompanhar a seleção portuguesa, em articulação com as autoridades germânicas, viajou de Portugal uma delegação de nove polícias, sete da PSP e dois da Guarda Nacional Republicana. Ainda há alguns conselhos a deixar aos adeptos portugueses, mas está traçado um plano musculado para o jogo de mais logo.
"Isto é uma festa, não é um clima de guerra e as autoridades alemãs têm o policiamento montada de uma forma muito profissional e muito preparada para aquilo que vamos ter e, claramente, vai ser um resultado positivo por Portugal", afirma, aos microfones da TSF, o superintendente da PSP, Pedro Sousa, mostrando confiança não só na operação de segurança montada, como também no resultado do jogo.
O último jogo em Dortmund, que envolveu precisamente os turcos, ficou marcado por alguns desacatos. Desta vez, houve mais cuidados a ter: "A polícia de Dortmund é uma polícia muito experiente em competições internacionais, designadamente na Liga dos Campeões, e fez algumas pequenas correções relativamente ao jogo entre a Turquia e a Geórgia", assegura o superintendente da PSP.
A polícia portuguesa deixa alguns conselhos aos adeptos portugueses que vão assistir ao vivo ao jogo no estádio, como "chegar cedo ao estádio, por causa da revista, para que não percam muito tempo depois a entrada, terem cuidados redobrados com o consumo excessivo de álcool", mas também chama a atenção para que, "durante o período noturno, tentem não se deslocar de forma isolada em locais pouco iluminados, caso sejam portadores também de símbolos nacionais."
Além do policiamento dentro do estádio, a polícia portuguesa vai estar visível nas ruas de Dortmund, controlando a deslocação dos adeptos até ao estádio. São esperados mais de 40 mil adeptos turcos nas bancadas e 12 mil adeptos portugueses.
Portugal pode garantir este sábado o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando. Após o 2-1 com a República Checa, em Leipzig, na primeira jornada, novo triunfo deixa Portugal já apurado para os oitavos de final, na pior das hipóteses como um dos quatro melhores terceiros classificados.
Em caso de triunfo, Portugal pode mesmo assegurar já o primeiro lugar do agrupamento, desde que a República Checa vença ou empate com a Geórgia, em partida que se realiza horas antes, em Hamburgo.
Se este cenário se confirmar, Portugal fica logo a saber que irá jogar os oitavos de final em Frankfurt, em 1 de julho, perante o terceiro classificado dos grupos A, B ou C.
O Turquia-Portugal está agendado para as 18h00 locais (17h00 horas de Lisboa), no Signal Iduna Park, e terá arbitragem do alemão Felix Zwayer. A equipa lusa fecha o Grupo F em 26 de junho, em Gelsenkirchen, frente à Geórgia.