Os dois jogadores do Benfica fizeram parte da lista de 40 pré-convocados por Dunga, mas apenas o mais novo garantiu um lugar nos 23.
Corpo do artigo
Ederson, guarda-redes do Benfica, integra a lista de convocados de Dunga para a edição centenária da Copa América, que se irá disputar entre 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos. Jonas, que também integrava o lote de 40 pré-convocados, acabou por sair da lista final.
É a primeira vez que Ederson integra uma convocatória da seleção principal do Brasil, depois de algumas chamadas à equipa olímpica, onde tem sido titular. No caso de Jonas, que voltou este ano a jogar na seleção, após quatro anos de ausência, Dunga preferiu deixar o avançado brasileiro em casa.
Da lista de 40 pré-convocados, havia sete jogadores com ligações a Portugal. Desses, apenas Jonas e Alex Sandro não vão disputar a Copa América. Nas contas finais entraram Ederson, Fabinho, Casemiro, Elias e Hulk.
De destacar há ainda a chamada de dois jogadores que este ano se mudaram para a China, Gil e Renato Augusto.
David Luiz e Thiago Silva, os centrais titulares no último Mundial, não integraram sequer a lista de pré-convocados. Se o capitão do Mundial de 2014, Thiago Silva, que muito contestou a perda da braçadeira de capitão para Neymar, já era uma ausência esperada, David Luiz não.
O antigo central do Benfica foi titular até ao penúltimo jogo da qualificação para o Mundial de 2018, a 26 de março, onde viu um amarelo e foi suspenso, o que chegou para passar a integrar a lista negra de Dunga. É preciso recuar até setembro de 2009 para encontrar uma convocatória do Brasil sem um dos dois defesas.
Neymar também não faz parte dos convocados, depois de um acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol e o Barcelona, para que o seu capitão possa ajudar o Brasil nos Jogos Olímpicos.
Os 23 convocados:
Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia) e Ederson (Benfica); Miranda (Inter), Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (São Paulo), Daniel Alves (Barcelona), Fabinho (Monaco), Filipe Luís (Atlético Madrid) e Douglas Santos (Atlético-MG); Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Philippe Coutinho (Liverpool), Casemiro (Real Madrid), Rafinha Alcantara (Barcelona), Douglas Costa (Bayern Munique); Ricardo Oliveira (Santos) e Hulk (Zenit).