Estupiñán, por duas vezes, André André e Quaresma marcaram os golos dos vimaranenses.
Corpo do artigo
Ricardo Quaresma foi esta segunda-feira o impulsionador da goleada (4-0) do Vitória de Guimarães nos Açores frente ao Santa Clara, marcando um golo e assistindo para outros dois, colocando os minhotos provisoriamente no quarto lugar da Liga de futebol.
Num jogo em que a eficácia prevaleceu à maior posse de bola dos anfitriões, o extremo, de 37 anos, foi o jogador decisivo, com duas assistenciais e fazendo ele próprio um golo, que ajudou à subida temporária ao quarto lugar, com 19 pontos, ultrapassando, por um, o Sporting de Braga, que na terça-feira recebe o Rio Ave.
Os vitorianos, que foram muito eficazes no terceiro triunfo consecutivo na prova, interrompendo uma série de dois êxitos do adversário, ficaram a somente dois pontos do terceiro lugar, ocupado pelo FC Porto, que visita a Cidade Berço na próxima ronda: o Santa Clara mantém o sétimo lugar, isolado, com 13 pontos.
O 'festival' Quaresma começou aos seis minutos, ao tirar um adversário do caminho e cruzar para o desvio de André André, ao primeiro poste.
A sorte dos insulares poderia ter mudado aos 22 minutos, contudo, o livre do iraquiano Rashid bateu no poste, gorando-se a possibilidade da igualdade, que ficou mais longe passados cinco minutos.
Ricardo Quaresma ganhou a bola no ataque e avançou em 'slalom' até atirar, de pé direito, para o 2-0.
Passados somente três minutos, aos 30, André André cruzou para a cabeça de Estupiñán, que praticamente sentenciava a partida com o terceiro golo em quatro remates dos forasteiros à baliza.
Rashid sofreu penálti logo após o reatamento, mas em nenhuma das duas tentativas de que dispôs conseguiu reduzir: primeiro Bruno Varela defendeu e, na repetição ordenada pelo árbitro Rui Costa, o iraquiano errou o alvo.
Melhor pontaria teve o colombiano Estupiñán quando foi lançado por Quaresma, 'bisando' e oferecendo o quarto golo do encontro aos vitorianos, que até este jogo só tinham marcado por sete vezes.