Egito: Jogador afastado do Mundial de clubes por gesto de apoio aos islamitas (vídeo)

Ahmed Abdul Zaher
Direitos Reservados
O Al-Ahly, do Egito, decidiu hoje suspender o avançado Ahmed Abdul Zaher e privá-lo do Mundial de clubes, por ter festejado um golo com um gesto aparentemente associado aos partidários do presidente islamita deposto Mohamed Morsi.
No domingo, depois de marcar o segundo golo do Al-Ahly na segunda mão final Liga dos Campeões de África, contra os Orlando Pirates (2-0, após 1-1 no primeiro jogo), Ahmed Abdul Zaher colocou quatro dedos no ar, um símbolo dos apoiantes de Morsi, destituído pelo exército a 3 de julho.
Pode ver o momento do golo e o festejo do jogador neste vídeo, aos 1:25:45.
[youtube:Ledjh3W8eE4]
Os quatro dedos simbolizam a praça Rabaa - que significa quatro em árabe - onde centenas de apoiantes de Morsi foram mortos a 14 de agosto, na sequência da intervenção das autoridades no Cairo.
«Eu fi-lo, mas não era minha intenção provocar uma controvérsia política. O meu único objetivo era homenagear os mártires, tanto entre civis como entre a polícia», afirmou Abdul Zaher, de 28 anos, citado pelo website desportivo filgoal.com.
Elementos da direção do Al-Ahly disseram à^AFP que a decisão deverá ser confirmada na terça-feira pelo conselho de administração, depois de o ministro dos Desportos, Taher Abouzeid, ter afirmando em comunicado que esperava que a federação egípcia suspendesse e multasse o jogador.
O Mundial de clubes disputa-se de 11 a 21 de dezembro, em Marrocos, e reúne, além do Al-Ahly, os campeões das restantes confederações - Bayern de Munique (Europa), Atlético Mineiro (América do Sul), Monterrey (América do Norte), Guangzhou Evergrande (Ásia), Auckland City (Oceânia) - e o Raja Casablanca, campeão marroquino e representante do país anfitrião.