Elisabete Jacinto recupera segundo lugar dos camiões no Africa Eco Race
Elisabete Jacinto, num camião MAN TGS, recuperou hoje a segunda posição na classificação de camiões do rali todo-o-terreno Africa Eco Race, ao ser segunda da categoria na nona e penúltima etapa da prova.
Corpo do artigo
A piloto lusa cumpriu os 289 quilómetros cronometrados que ligaram Akjoujt a Toueila em 3:44.26 horas, apenas mais 54 segundos do que o camião vencedor e líder da prova, o checo Tomas Tomecek (Tatra).
Além do segundo posto nos camiões, Elisabete Jacinto voltou a subir na classificação geral conjunta automóveis/camiões, ocupando agora a sexta posição.
«Esta especial não era tão difícil como estava à espera. As dunas eram bastante complicadas, mas o restante percurso era rápido. Quando chegámos aos cordões de dunas encontrám os muitos concorrentes presos, nomeadamente o Tomecek e o Kovacs e foi onde começámos a recuperar, porque, felizmente, hoje atravessámos as dunas sem problemas», afirmou a piloto lusa, citada pela sua assessoria de imprensa.
Elisabete Jacinto acrescentou ainda que apenas parou por uma vez na etapa.
«Só parámos uma vez porque a roda saiu da jante e aqui perdemos o tempo que nos podia ter dado a vitória na etapa. Mas estamos contentes com o trabalho que temos feito até agora», disse Elisabete Jacinto.
Na sexta-feira, realiza-se a 10.º etapa da sexta edição do Africa Eco Race. A especial será inteiramente cumprida na Mauritânia, antes de a caravana avançar para o Senegal, onde, no sábado, se realiza a tirada de consagração dos pilotos nas margens do Lago Rosa, em Dacar.
Na tirada de sexta-feira, o setor seletivo terá 202 quilómetros cumpridos ao cronómetro, rumando a comitiva depois para uma ligação de 286 quilómetros até à cidade senegalesa de Saint Louis.