Entrada a voar para alcançar o topo. Benfica vence Nacional e cola-se ao Sporting na liderança
Veja os golos. As águias abriram uma diferença de dois golos dentro dos primeiros 25 minutos, por Amdouni e Kökçü, e Pavlidis fechou as contas em cima do apito final
Corpo do artigo
Com os oitavos de final da Liga dos Campeões a meio, as águias quiseram resolver o problema no campeonato o mais rápido possível. O Benfica venceu este sábado o Nacional por 2-0, na 25.ª jornada da I Liga, e alcançou o Sporting na liderança.
O marcador foi inaugurado logo aos quatro minutos, por Amdouni, e Kökçu aumentou menos de 20 minutos depois, com Pavlidis a fechar as contas de penálti em cima do apito final. No resto do jogo, destaque para o penálti defendido por Samuel Soares a fechar o primeiro tempo.
As águias apareciam na 25.ª jornada do campeonato na ressaca da derrota em casa com o Barcelona, para a Liga dos Campeões, e Bruno Lage promoveu seis alterações, com as entradas de Samuel Soares, Leandro Santos, Dahl, Bruma, Amdouni e Belotti e as saídas de Trubin, Tomás Araújo, Leandro Barreiro, Aktürkoglu, Schjelderup e Pavlidis.
O primeiro lance de perigo surgiu aos três minutos de jogo, com Bruma a receber na área e a rematar para defesa de Lucas França.
Foi apenas uma ameaça para o que aconteceu a seguir. Depois deu uma perda de bola comprometedora na defesa madeirenses, Dahl entrou na área e, num ressalto, a bola sobrou para um remate de Zeki Amdouni para o fundo da baliza de Lucas França.
Depois de uma oportunidade flagrante defendida por Lucas França, Bruma saiu em contra-ataque e serviu Belotti. O remate saiu ao lado, mas o italiano foi derrubado dentro da área e o árbitro assinala grande penalidade. O lance ainda foi revisto no VAR, mas André Narciso manteve a decisão e o cartão amarelo mostrado a Zé Vítor. Na conversão, Kökçü enganou Lucas França e fez o 2-0.
No último lance da primeira parte, António Silva derrubou Laabidi dentro da área das águias e André Narciso, depois de ver as imagens do VAR, assinalou nova grande penalidade. Dos 11 metros, Dudu não conseguiu enganar Samuel Soares e o guarda-redes do Benfica defendeu o penálti, com a recarga a sair ao lado.
No arranque do segundo tempo, as águias estiveram perto de aumentar a vantagem com um remate de Bruma a atingir o ferro da baliza madeirense.
Após um golo anulado a Dahl, o Nacional também mostrou as garras com Paulinho Bóia a entrar na área pela esquerda e a servir Dudu, mas o desviou saiu ao lado da baliza de Samuel Soares.
Em cima dos 90 minutos, o VAR chamou André Narciso ao monitor pela terceira vez no jogo, desta vez para ver uma mão na área do Nacional, e foi assinalada grande penalidade para as águias. Na conversão, Pavlidis fechou o resultado.
O jogo terminou pouco depois, com o Benfica a vencer por 3-0 e a alcançar o Sporting na liderança do campeonato.
Onze do Benfica: Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Aursnes, Kökçü, Dahl, Bruma, Amdouni e Belotti.
Onze do Nacional: Lucas França, Ulisses Rocha, Zé Vítor, Soumare, Gustavo Garcia, Luís Esteves, Laabidi, Appiah, Yamada, Paulinho Bóia e Dudu.
Suplentes do Benfica: Trubin, Arthur Cabral, Pavlidis, Aktürkoglu, Leandro Barreiro, Schjelderup, Florentino, Bajrami e Renato Sanches.
Suplentes do Nacional: Rui Encarnação, João Aurélio, Macedo, Daniel Penha, André Sousa, Issac, Leo Santos, Matheus Dias e Joel Tagueu.