A equipa portuguesa de boccia BC1/BC2 assegurou a passagem às meias-finais nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 e está mais perto de renovar a presença no pódio de há quatro anos.
Corpo do artigo
A equipa, composta por João Paulo Fernandes, Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e Abílio Valente (que substituiu António Marques, elemento que participou em Pequim2008), venceu confortavelmente o Japão nos quartos-de-final por 10-2.
«Foi um jogo excelente, sem falhas», descreveu o treinador Luís Ferreira a propósito do «resultado dilatado», o qual atribuiu à concentração dos atletas, em especial a um João Paulo Fernandes inspirado.
O atleta, por seu lado, desdramatizou o encontro desta tarde às 15.15 horas contra a China, vincando que a estratégia da equipa para o torneio é de pensar «jogo a jogo».
A equipa lusa de BC1/BC2, que foi medalha de prata há quatro anos em Pequim, terá de vencer para chegar à final, senão disputará a medalha de bronze na terça-feira com o derrotado da outra meia-final entre o Reino Unido e a Tailândia.
Também hoje de manhã, o par português de BC3, composto por Armando Costa e José Macedo (Luís Silva começou como suplente mas entrou no decorrer da partida), confirmou a passagem às "meias", apesar de ter perdido com a Bélgica 3-2.
A formação já tinha arrecadado duas vitórias na fase de qualificação preliminar, contra a Tailândia (5-1) e Espanha (7-0).
Caso vença o encontro das meias-finais, marcado para as 15:25 horas contra a Coreia do Sul, o par português qualifica-se para a final.
Para trás na competição ficou a dupla a dupla Susana Barroso/Domingos Vieira no BC4, que acumulou três derrotas contra o Brasil (10-0), a República Checa (6-1) e, hoje, Hong Kong (7-1).
As meias-finais serão disputadas entre Brasil contra Reino Unido e Canadá contra República Checa.
Portugal, que há quatro anos conquistou sete medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim2008, está representado em Londres por 30 atletas, que competem em cinco modalidades.