Eric Cantona vive em Lisboa e diz que faria melhor que Mourinho no Man. United
A viver em Lisboa, o antigo craque do Manchester United, afirma que a melhor escolha para o clube não é Mourinho. "Mesmo que ganhe", os adeptos não vão gostar do futebol jogado pela equipa, diz.
Corpo do artigo
Faz cinquenta anos esta terça-feira e assinala a data com uma entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Mudou-se para Lisboa recentemente. As fotografias partilhadas no Facebook já o davam a entender.
https://www.facebook.com/oartistaconhecidoporpacheco/photos/a.201699891194.170938.192259081194/10153559179256195/?type=3
Ao jornal Guardian, Cantona admite que ele e a família vivem na capital portuguesa. "Sinto-me vivo aqui", diz.
Na entrevista fala da sua vida, do que tem feito após abandonar o futebol, do clube de Old Trafford e do próximo campeonato europeu.
Sobre o Euro2016, nem o facto de ser disputado em solo gaulês o comove. Cantona tem uma antiga má relação com a Federação Francesa de Futebol e os anos não apagaram as más memórias. O homem que gerou - mais uma - polémica ao dizer que não sentia nada ao ouvir A Marselhesa (o hino francês) admite que vai torcer pela seleção inglesa. "Quero lá saber da França" diz ele. "Não me interessa para nada a França. No que diz respeito ao futebol, sou um inglês. Tenho sangue azul inglês nas minhas veias".
E se não forem os ingleses?
Também aprecia a ideia de Portugal vencer a competição. "O Cristiano Ronaldo merece", diz Cantona.
Ainda sobre a bola, mas ao nível dos clubes, o antigo jogador não é favorável à escolha de Mourinho para comandar o Manchester United.
"Eu adoro o Mourinho, mas acho que não representa o estilo de futebol do Manchester United", diz. "Adoro a sua personalidade, a paixão que tem pelo jogo, o seu humor. É muito inteligente, exige 100% dos seus jogadores. E, claro, ganha". É aqui que terminam os elogios."Não acho que as equipas dele tenham o estilo de jogo de que os adeptos do Manchester United gostam, mesmo que ganhem".
Diz que ele sim, tem o perfil adequado para o cargo. "Faço muitas coisas e estou muito feliz, mas se me pedissem para ser o treinador do Manchester United, eu iria". Porque Guardiola está no City só há uma alternativa para ver a maior equipa de Manchester "a jogar um futebol esplêndido". Esse treinador "sou eu", diz Cantona. Parece que está a brincar, mas ao jornalista garante que não. "Estou a falar a sério!"