Cucurella, Dani Olmo, Fabián Ruiz, Nico Williams, Rodri e Lamine Yamal são os atletas espanhóis consagrados
Corpo do artigo
A campeã europeia Espanha contribui com mais de metade dos futebolistas na equipa ideal do Euro 2024, divulgada esta terça-feira, com Marc Cucurella, Dani Olmo, Fabián Ruiz e Nico Williams a juntarem-se aos já consagrados Rodri e Lamine Yamal.
Yamal tinha sido eleito logo no domingo, dia da final e da vitória diante da Inglaterra (2-1), o melhor jogador jovem do torneio, enquanto Rodri foi considerado o melhor futebolista da competição.
No melhor onze do Euro2024, divulgado pela UEFA, com base nas escolhas de um painel de 12 antigos jogadores e treinadores, figura ainda Kyle Walker, o único jogador de Inglaterra, a seleção vice-campeã.
Esta equipa ideal fica completa com os franceses Mike Maignan (guarda-redes) e William Saliba (defesa central), o suíço Manuel Akanji (defesa central) e o alemão Jamal Musiala (avançado).
O painel de observadores da UEFA, formado Aljosa Asanovic (Croácia), Rafael Benítez (Espanha), Frank de Boer (Países Baixos), Packie Bonner (Irlanda), Fabio Capello (Itália), Jean-François Domergue (França), Avram Grant (Israel), Aitor Karanka (Espanha), Ioan Lupescu (Roménia), David Moyes (Escócia), Michael O'Neill (Irlanda do Norte) e Ole Gunnar Solskjaer (Noruega), elegeu ainda o sistema tático '4-3-3', o mais utilizado no torneio.
Portugal despediu-se do Euro2024 ainda nos quartos de final, depois de perder com a França no desempate por grandes penalidades (5-3, após o 0-0 no final do prolongamento), e já depois de também ter ultrapassado os oitavos na marca dos 11 metros, então diante da Eslovénia (3-0, depois de novo 0-0).