A seleção espanhola de futebol como melhor equipa, o avançado argentino Lionel Messi, como melhor atleta masculino, e o brasileiro Neymar, como revelação, figuram entre os Prémios Laureos de 2012, os Óscares do desporto, sem nenhum português na lista.
Corpo do artigo
Os nomeados foram hoje anunciados no Rio de Janeiro e entre os candidatos a melhor atleta masculino, além de Messi, figuram o velocista jamaicano Usain Bolt, o britânico Mo Farah, o nadador norte-americano Michael Phelps, o piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel e o ciclista britânico Bradley Wiggins, que venceu o Tour de 2012.
Bolt foi nomeado pelas três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (100 e 200 metros e estafeta 4x100), Farah pela sua condição de campeão olímpico nos 5.000 e 10.000 metros, Messi pelo recorde de golos na presente época e por ser o melhor marcador da Liga dos Campeões da UEFA pelo quarto ano consecutivo.
Phelps é por sua vez candidato pelas quatro medalhas de ouro em Londres2012, que lhe permitiu somar 22 troféus olímpicos, Vettel pelo título de campeão mundial de Formula 1 esta época, o terceiro do seu palmarés, e Wiggins pelo ouro olímpico e a vitória no Tour de França.
Na categoria de melhor desportista feminina as nomeadas são as atletas britânica Jéssica Ennis, norte-americana Allyson Félix e jamaicana Shely Ann Fraser Pryce, mais a nadadora norte-americana Missy Franklyn e outras duas compatriotas: a esquiadora Lindsey Vonn e a tenista Serena Williams.
Os candidatos a melhor equipa de 2012 são a seleção espanhola de futebol, a equipa de ténis de mesa da China, a equipa europeia de golfe que ganhou a Ryder Cup, a equipa da NBA Miami Heat, a escuderia de Fórmula 1 Red Bull e a seleção olímpica de basquetebol dos Estados Unidos.
A seleção espanhola, que já foi galardoada com o Premio Laureos em 2011, fez história ao tornar-se a única equipa capaz de vencer dois Europeus e um Mundial de forma consecutiva.
Os prémios serão anunciados e entregues a 11 de março, numa gala que terá lugar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Os Prémios Laureus do Desporto Internacional são os principais galardões do calendário desportivo internacional e são considerados como Óscares do Desporto, tendo sido organizados por Portugal por duas ocasiões, 2004 e 2005.