Espanha e Itália defrontam-se este domingo em Kiev na final do Euro 2012, com os espanhois a tentarem repetir a vitória de 2008 e os italianos o triunfo de 1968.
Corpo do artigo
A Espanha vai tentar, este domingo, o feito único de revalidar um título europeu de futebol perante a Itália na final do Euro 2012 que terá a arbitragem do português Pedro Proença.
Em Espanha, o jornal Marca diz que a seleção orientada por Vicente del Bosque está a «um passo da imortalidade» uma vez que poderá conseguir este feito único na final deste domingo em Kiev.
Caso consiga este sucesso, Espanha garante a sua terceira vitória consecutiva em grandes competições futebolísticas, depois do triunfo no Euro 2008 e no Mundial 2010.
Contudo, para alcançar este sucesso, a Espanha terá de vencer a Itália, seleção que apenas conseguiu bater por uma vez numa grande competição oficial, nos Jogos Olímpicos de 1920.
Em caso de vitória sobre a Espanha, a "squadra azzurra" repetirá a vitória alcançada no Euro 1968 numa partida que é uma repetição do jogo da primeira jornada do Grupo C desta comeptição e que terminou empatado a um golo.