
Guiza e Sotiris Kyrgiakos disputam a bola
Epa
A Espanha vincou, esta quarta-feira, a liderança do Grupo D do Euro2008 ao vencer a campeã europeia, Grécia, por 2-1. Depois de um golo de Charisteas na primeira parte, De La Red e Guiza apontaram os tentos da reviravolta espanhola.
Corpo do artigo
A Espanha terminou, esta quarta-feira, o pleno de vitórias no Grupo D do Euro2008, ao bater a campeã europeia, Grécia, que foi a primeira a marcar.
Depois de entrar em campo sem muitos dos titulares, a Espanha criou algumas oportunidades na primeira parte, como por exemplo dois remates de Xabi Alonso, aos 24 e 27 minutos, e outro de Sérgio Garcia, aos 28.
O golo acabou por acontecer, mas na baliza espanhola, aos 42 minutos num lance de bola parada, em que Karagounis cruzou para a área e Charisteas subiu mais alto que a defesa e cabeceou sem oposição para o fundo da baliza, apontando o único tento da equipa no Euro2008.
No segundo tempo, aos 54 minutos, a Espanha voltou a estar perto do golo, num potente remate de Xabi Alonso a 25 metros da baliza, mas a bola bateu com estrondo no poste da baliza grega.
O golo acabou por chegar aos 61 minutos, por De la Red, ao receber uma bola atrasada de Guiza para fuzilar Nikopolidis, que ainda tocou na bola mas não a conseguiu desviá-la da trajectória da baliza.
Depois de várias tentativas falhadas, a Espanha chegou ao golo do triunfo aos 82 minutos, quando Guiza correspondeu da melhor forma de cabeça a um cruzamento da direita de Sérgio Garcia, que garantia o pleno de três vitórias em três jogos para a sua selecção.
A Espanha terá agora pela frente nos "quartos" a campeã do mundo, a Itália, enquanto a Rússia vai disputar a partida de acesso às meias-finais com a Holanda.
No Estádio Wals-Siezenheim, em Salzburgo, Áustria, perante cerca de 30 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Grécia: Nikopolidis, Vintra, Kyrgiakos (Antzas, 62), Dellas, Spiropoulos, Basinas, Katsouranis, Karagounis (Tziolis, 74), Salpingidis (Giannakopoulos, 86), Amanatidis e Charisteas.
Suplentes: Chalkias, Tzorvas, Samaras, Giannakopoulos, Goumas, Antzas, Tziolis e Liebropoulos.
Espanha: Reina, Arbeloa, Albiol, Juanito, Fernando Navarro, De La Red, Xabi Alonso, Sérgio Garcia, Fabregas, Iniesta (Santi Carzola, 58) e Guiza.
Suplentes: Casillas, Palop, Marchena, Puyol, Villa, Xabi Hernandez, Torres, Capdevilla, Santi Cazorla, Sérgio Ramos, Senna e Silva.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Karagounis (34), Guiza (41), Arbeloa (45), Basinas (72) e Vintra (91).