Estoril homenageia Ayrton Senna, mas camisola não está à venda: "Não faz sentido fazer lucro com uma história tão bonita"
Camisola vai ser usada no jogo de sábado frente ao SC Braga para comemorar os 40 anos da primeira vitória de Senna na Fórmula 1. Ideia surgiu há um ano
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O Estoril Praia surpreendeu com a apresentação do quarto equipamento da temporada. Trata-se de uma camisola de homenagem a Ayrton Senna, no ano em que se comemoram os 40 anos da primeira vitória do icónico piloto brasileiro na Fórmula 1, que aconteceu no Circuito do Estoril a 21 de abril de 1985.
A ideia do clube da linha surgiu há um ano e desde aí que estão a trabalhar para conseguir assinalar o “aniversário redondo” dos 40 anos. António Nobre, diretor de marketing do Estoril, conta à TSF o processo criativo por detrás da camisola: “O objetivo quando entrámos para o Estoril Praia, há um ano e meio, era aproximarmo-nos da comunidade. E na comunidade do Estoril Praia existem muitas histórias e muitas páginas bonitas ainda por explorar, não só o Ayrton Senna, mas também o 007 ter sido inspirado em histórias que aconteceram aqui…E numa dessas ideias existia, obviamente, o icónico Circuito do Estoril e dentro daquilo que é a história do circuito do Estoril a vitória que agora faz 40 anos do Ayrton Senna nesse circuito.”
Depois de sair do papel, foi altura de meter mãos à obra para chegar ao produto final, apresentado esta terça-feira. “Reunimo-nos em maio do ano passado, quando começámos a desenhar. Juntámo-nos a uma agência criativa, a Colure, do Bernardo Fernandes, e dissemos o que queríamos fazer. O Bernardo tinha alguns contactos no mundo do automobilismo e conseguimos chegar ao Instituto Ayrton Senna, que detém a empresa Senna Brands, que é quem gere a imagem e o portfólio. A partir daí foi tudo fácil”, conta.
O quarto equipamento dos canarinhos foi apresentado e foi um sucesso imediato. No Brasil, a notícia foi recebida com muito entusiasmo. E agora, a grande pergunta que todos fazem é: onde posso comprar? A resposta não traz boas notícias: a camisola não está à venda.
“Para nós, não faz sentido haver aqui um lucro associado a uma história tão bonita e estar a comercializar isto. Por outro lado, existe o Instituto Ayrton Senna que é uma empresa e que vende esses produtos, esses serviços, esses licenciamentos. Tem, por exemplo, a série na Netflix. Para nós, é uma coisa que vive muito esta semana e até dia 21, mas que vai ficar por aqui. Daí também só jogarmos um jogo com essa camisola e não ser um equipamento, por exemplo, que possamos usar na próxima temporada, aliás as unidades produzidas são muito reduzidas”, explica António Nobre.
Dentro do plantel, todos querem a nova camisola do Estoril e António Nobre descreveu à TSF o “problema” que tem em mãos: “Neste momento estou barricado no meu gabinete porque se sair aqui para as zonas dos balneários e do treino vou começar a ser abordado pelos 40 jogadores que estão lá em baixo a perguntar quando é que podem, quantas é que podem ficar. Temos jogadores que, por exemplo, vão ficar fora deste jogo por acumulação de amarelos e que já estão muito chateados porque não vão ter a t-shirt com o nome deles.”
Este é o quarto equipamento que o Estoril Praia apresenta este ano. Todos tiveram um impacto positivo junto da comunidade, dos adeptos e até dos colecionadores de camisolas. António Nobre quer “aproximar o Estoril da população”. Com a proximidade geográfica de Sporting e Benfica, os canarinhos têm apostado na proximidade local, “nas histórias bonitas do concelho e da cultura de Cascais” para trazer para o clube.
Para o ano, as expectativas são altas em relação aos equipamentos do Estoril. Para já, está a ser preparada uma colaboração “com um artista local” para os equipamentos. António Nobre quer gerir expectativas porque não sabe se vai conseguir continuar a surpreender, mas garante: “Contem connosco para tentar.”
