"Estou bem." Lorene Bazolo quer chegar a uma final em Paris e bater os recordes nacionais
A atleta portuguesa é recordista nacional nos 100 e nos 200 metros em atletismo
Corpo do artigo
Lorene Bazolo é a portuguesa mais rápida de sempre nos 100 e nos 200 metros e vai para Paris para tentar bater o seu próprio recorde nacional, mas ainda tem outro sonho.
"O objetivo é verdade que é a marca, mas em si não. O meu objetivo é conseguir passar cada fase. E a melhor fase acho que é uma final, como todos os atletas sonham, mas até chegar lá temos várias fases para passar e estou focada em passar cada fase e desfrutar mesmo do momento, sem pensar na marca, mas conseguir-me qualificar", afirma a atleta portuguesa de 41 anos.
Nascida na República do Congo, Lorene Bazolo chegou a Portugal com o estatuto de asilo político em 2013, passando a representar as cores nacionais. Licenciada em administração de empresas e com um mestrado em finanças, foi mesmo no atletismo que se destacou. Em 2021, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, chegou às meias-finais nos 200 metros, ficando pelas eliminatórias nos 100 metros.
"Estou bem mentalmente e fisicamente. Tenho bons indicadores e estou focada e confiante e quero chegar lá e conseguir aplicar tudo isso", espera a atleta.
Apesar de não ter nascido em Portugal, o sentimento de representar o país que a acolheu é claro: "É sempre um orgulho. Como eu já tinha dito também nunca sonhei representar este país que eu amo tanto e para mim é sempre um orgulho. Não é uma pressão, mas é uma felicidade chegar lá e honrar o nome do país."