Estrelistas asfixiados na Pedreira. SC Braga vence Estrela da Amadora e iguala FC Porto no terceiro lugar
Os minhotos venceram o Estrela da Amadora por 3-0 e igualaram o FC Porto no terceiro lugar provisório da I Liga.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga venceu este sábado o Estrela da Amadora por 3-0, num jogo da 24.ª jornada da I Liga, igualando o FC Porto no terceiro lugar da prova, mas com mais um jogo.
O jogo chegou ao intervalo empatado, mas o Sporting de Braga dominou toda a primeira parte e já justificava pelo menos um golo.
Já na segunda parte, Banza caiu num lance com Pedro Mendes e o árbitro Hélder Malheiro assinalou castigo máximo. Chamado a converter, Banza não falhou e isolou-se como melhor marcador do campeonato, com 18 golos.
O segundo golo do Braga surgiu já perto do final, aos 83 minutos. Num ataque rápido, Bruno Brígido saiu aos pés de Banza, a bola sobrou para Zalazar e este abriu na direita para o remate certeiro de Bruma para o 2-0.
Depois de atirar ao ferro, já nos descontos, o jovem guineense Roger marcou com uma bomba no coração da área.
Com este triunfo, o Sporting de Braga manteve o quarto posto, agora com 49 pontos, os mesmos que conta o FC Porto, terceiro, mas com menos um jogo, enquanto o Estrela continua na zona perigosa da tabela, sendo 15.º, com 22 pontos.
A equipa do Braga está a ter muito a bola nestes primeiros dois minutos. Os minhotos tentam asfixiar, desde o apito inicial, esta equipa do Estrela que joga com cinco defesas. A equipa da Reboleira está na expectativa, só defende. Praticamente ainda não tocou na bola.
Aos 22 minutos, em mais uma iniciativa individual, o extremo esquerdino Roger cortou para dentro e rematou para defesa de Brígido. Três minutos depois, Ricardo Horta sai desolado do relvado por lesão. O Braga está a demorar algum tempo a repor a bola em jogo para permitir a substituição. Parece ser Bruma quem vai entrar. Confirma-se: entra Bruma e, aos 28 minutos, o Sporting de Braga está novamente com 11 jogadores em campo.
Perdida incrível de Roger, aos 39 minutos. A atirar por cima da baliza de Bruno Brígido na cara do golo. Foi a melhor situação de golo do jogo até agora. O aviso da equipa do Estrela acontece um minuto depois, com um remate forte de Ronaldo Tavares a sair um pouco ao lado da baliza de Matheus.
O árbitro dá 3 minutos de compensação antes do intervalo.
Recomeça o jogo. Aos 52 minutos, o árbitro assinala penálti para o Sporting de Braga. Hélder Malheiro hesitou imenso, mas foi alertado pelo seu assistente. Foi Banza que sofreu a falta e é ele quem está preparado para marcar a grande penalidade. O árbitro pede para Banza esperar. Vai haver análise do VAR ao lance. Há assobios e apreensão nas bancadas e troca de bocas entre os elementos dos dois bancos. É mesmo penálti e Banza não perdoa! Está aberto o marcador na Pedreira.
Borja desce pela esquerda, entra na área e remata para o primeiro poste. Boa defesa de Bruno Brígido aos 79 minutos.
Aos 83 minutos o Braga aumenta a vantagem. Depois da insistência, numa recarga, Bruma faz um remate categórico e marca o 2-0. Faz levantar, pela segunda vez, os adeptos minhotos na bancada.
O árbitro dá nove minutos de tempo extra. No segundo minuto de compensação, Roger faz o 3-0. O Estrela acabou por se desnortear nesta parte final e deu a possibilidade ao Braga de contra-atacar e marcar. Mas o lance do golo está ainda a ser analisado pelo VAR. Está confirmado. É mesmo golo do Braga.
Terminou o jogo. Vitória do Sporting de Braga frente ao Estrela da Amadora por 3-0.
Onze do Sporting de Braga: Matheus; Joe Mendes, Paulo Oliveira, Serdar Saatci e Borja; Vítor Carvalho e João Moutinho; Roger, Ricardo Horta, Abel Ruiz e Simon Banza.
Onze do Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Nanu, Kialonda Gaspar, Pedro Mendes, Rúben Lima e Hevverton; Leo Cordeiro e Pedro Sá; Regis N'Do, Leo Jabá e Ronaldo Tavares.
Suplentes do Sporting de Braga: Lukas Hornicek; Víctor Gómez, José Fonte, Cher Ndour, Zalazar, Pizzi, Rony Lopes, Bruma e Álvaro Djaló.
Suplentes do Estrela da Amadora: António Filipe; André Luiz, Jean Filipe, Miguel Lopes, Bucca, Kikas, Lucão, Nilton Varela e Tashan.
