A selecção portuguesa de futebol de sub-21 estreou-se, esta quinta-feira, com uma vitória na Moldávia por 2-0, no primeiro jogo de qualificação para o Euro2013, em Tiraspol.
Corpo do artigo
Portugal controlou o jogo durante a primeira parte, mas a organização defensiva da Moldávia manteve longe da sua baliza a equipa portuguesa, que criou a primeira e única oportunidade de golo apenas aos 40 minutos, através de um remate de Wilson Eduardo no interior da área que o guarda-redes Rusu deteve com grande dificuldade.
A equipa das "quinas" entrou no segundo período determinada a materializar em golos o domínio territorial e Rui Fonte deixou o aviso logo aos 53 minutos, com um desvio de cabeça à barra da baliza anfitriã, aproveitando a saída em falso de Rusu.
Portugal manteve-se nas imediações da área da Moldávia e inaugurou o marcador dois minutos mais tarde, aos 55, através de um remate de cabeça do defesa João Pereira, que surgiu sem marcação nas "costas" da defesa adversária, após a marcação de um pontapé de canto.
André Martins esteve perto de aumentar a vantagem, dois minutos depois, mas o remate do médio saiu muito alto e, aos 61, Josué obrigou Rusu à melhor defesa do encontro, na marcação irrepreensível de um livre directo.
A Moldávia resistiu à pressão da equipa lusa e procurou uma sorte diferente - que pouco fez para justificar - na fase final do encontro e foi a equipa nacional que aumentou a vantagem aos 90 minutos, por intermédio de Rui Fonte, que emendou com sucesso uma defesa incompleta de Rusu, ao livre do recém-entrado Diogo Viana.
Com a vitória no arranque da qualificação, Portugal lidera o Grupo 6, com três pontos. Rússia, Polónia, Albânia, sem qualquer jogo disputado, e a Moldávia ainda não pontuaram.
Num jogo disputado no estádio Sheriff Small Arena, em Tiraspol (Moldávia), arbitrado por Slavko Vincic (Eslovénia), as equipas alinharam do seguinte modo:
Moldávia: Rusu, Leu, Platica, Ionita, Mandricenco (Paseciniuc, 64), Triboi (Vornisel, 46), Andronic, Gheorghiev (Ginsari, 86), Hovanschii, Diulgher e Jardan.
Suplentes: Stajila, Paseciniuc, Costandachi, Scripcenco, Vornisel, Ginsari e Lambarschi.
Portugal: Anthony Lopes, Cédric, Pedro Mendes, João Pereira, Ruben Ferreira, André Almeida, André Martins (Diogo Viana, 88), Josué, Rui Fonte, Diogo Rosado (Pelé, 82) e Wilson Eduardo (João Silva, 67).
Suplentes: Cristiano, Vítor Bastos, Pelé, Ricardo Martins, Diogo Viana, Abel Camará e João Silva.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Mandricenco (05), João Pereira (36), Leu (70) e André Almeida (79).