Europeu de andebol: Kiko Costa "não queria perder por muitos" com a Dinamarca mas já fala em "trazer um título"

Kiko Costa marcou nove golos no jogo frente à Dinamarca
Sebastian Elias Uth/EPA
À TSF, o melhor marcador de Portugal na vitória decisiva contra a tetracampeã mundial descreve um momento "único". Agora, o objetivo é chegar às meias-finais, enquanto sonha com "algo histórico"
Com a vitória por 31-29 frente à anfitriã Dinamarca, a primeira de sempre sobre a tetracampeã mundial, Portugal apurou-se em primeiro lugar da fase de grupos para garantir acesso à main round do Campeonato da Europa de andebol. Kiko Costa, jovem de 20 anos do Sporting, foi autor de nove golos, sagrando-se o melhor marcador do encontro, ao lado do irmão mais velho, Martim.
Em entrevista à TSF, o lateral-direito assegura que a seleção nacional sonhava com este resultado, mas admite que as expectativas iniciais não eram tão animadoras: "A primeira sensação era que não queríamos perder por muitos. À medida que o jogo foi avançando, estivemos muitas vezes na frente do marcador e aí sentimos que era possível. Não deixamos escapar essa oportunidade."
Para a jovem estrela portuguesa, "jogar num pavilhão perante 15 mil dinamarqueses e jogar um andebol espetacular é único", uma sensação melhorada apenas pela presença em Herning de duas pessoas muito especiais para os irmãos Costa: "Os meus pais estiveram cá e eu via na cara deles a felicidade... estavam quase a chorar", revela à TSF.
A euforia da vitória foi saboreada no balneário da equipa portuguesa, mas o calendário do Europeu obriga a regressar ao trabalho. Na main round, Portugal joga contra "as melhores seleções", o que impede qualquer tipo de soberba por parte dos comandados de Paulo Jorge Pereira: "São quatro jogos que podes ganhar mas que também podes perder... aqui não há favoritismos", alerta Kiko Costa.
Agora, o andebolista do Sporting entende que "é o momento para descansar e preparar o jogo", com o objetivo de "ir às meias finais e fazer melhor que o 6.º lugar" de 2020, o recorde português em Europeus. Em caso de chegada a uma fase mais adiantada da competição, as metas serão atualizadas, até porque Kiko Costa não tem medo de sonhar: "Sempre disse que gostava de trazer algo histórico para Portugal, algum título."
Sem Victor Iturriza, pivot que está castigado, a seleção portuguesa joga na quinta-feira, às 14h30, frente à Alemanha. Por terem vencido os respetivos grupos, ambas as equipas partem para a main round com dois pontos, tal como a França, com vantagem para as restantes seleções do Grupo 1. Noruega, Espanha e Dinamarca arrancam sem qualquer ponto, sendo que os dinamarqueses são os únicos adversários que Portugal não terá que enfrentar nesta fase do torneio.
