Evanilson a caminho do Bournemouth. Vítor Bruno confirma saída e aborda Fábio Cardoso e Francisco Conceição
O treinador do FC Porto elogia Fábio Cardoso e garante que a lesão que afasta Francisco Conceição das opções "não é tanga"
Corpo do artigo
O treinador do FC Porto, Vítor Bruno, confirmou esta quinta-feira a saída do avançado Evanilson dos dragões, que já não estará na convocatória para a partida de sexta-feira nos Açores, contra o Santa Clara.
"Evanilson não está na convocatória e obviamente que é sempre impactante, a 24 horas do jogo, perder um jogador tão influente. Não podemos esquecer os números que ele tem desde que veio para o FC Porto. Falamos de 60 golos, quase, 20 ou 30 assistências, sempre com um número assinalável de jogos por época, haverá sempre de ir dar aos 40. E mesmo condicionado com algumas lesões que foi tendo, que o condicionaram amiúde, mas ele teve sempre a capacidade de estar presente e dar um contributo enorme à equipa. Faz falta, mas fará mais falta quem neste momento está cá e que terá obrigatoriamente que dar a resposta", disse o técnico portista na conferência de imprensa de antevisão do jogo diante do Santa Clara.
Segundo a imprensa desportiva, o avançado brasileiro vai jogar no Bournemouth, num negócio que poderá chegar aos 47 milhões de euros. Os dragões receberão 37 milhões de euros fixos, mais dez milhões que poderão ser pagos pelos ingleses mediante o cumprimento de objetivos.
Mas Evanilson não é a única saída dos dragões nas últimas horas. O defesa central Fábio Cardoso está a caminho do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O clube do médio oriente já anunciou um princípio de acordo para o empréstimo por uma temporada. Segundo o jornal O Jogo, os dragões vão receber um milhão de euros de taxa de empréstimo e os árabes ficarão com uma opção de compra no valor de 1,2 milhões de euros.
"Quanto ao Fábio, às vezes nós olhamos para aqueles que são titulares absolutos e indiscutíveis e que serão muito sentidas pela perda que são e pelo que representam. O Fábio, não sendo um titular indiscutível e tendo perdido algum espaço também no ano passado, estando também a não ser opção inicial nos jogos que já tivemos, é alguém que, permitam-me que abra o coração, é um profissional. É daqueles com quem dá gosto de trabalhar, tem um caráter acima daquilo que é muitas vezes normal encontrar num balneário. Muito apaixonado, muito honesto, muito sério e comprometido com o trabalho", refere Vítor Bruno.
Outro dos atletas portistas que têm agitado a última semana é Francisco Conceição, que estará a ser alvo do assédio da Juventus, de Itália. Vítor Bruno desconhece se há negociações a decorrer, mas garante que a lesão que o tem afastado da equipa é verdadeira.
"Se está a ser negociado ou não, sinceramente, não sei. Eu aqui faço um bocadinho mea culpa, porque na última conferência, no final do jogo, disse que em dois, três dias ele podia estar apto a integrar os trabalhos. Era a nossa previsão. Ele teve de fazer uma manobra um bocadinho mais invasiva para perceber se conseguimos debelar o problema que ele tem, que já é micro, é pequeno, mas que o incomoda de certa maneira. E isto não é tanga, não é tabu, não estou aqui a enganar ninguém, é exatamente assim. Esperamos que ele, amanhã, já possa integrar o trabalho com os não convocados e, eventualmente, depois, no sábado, treinar connosco, com a equipa, e depois integrar a semana naturalmente", explica Vítor Bruno.
Perante as saídas já confirmadas e outras que poderão acontecer, o treinador dos dragões afirma que haverá necessidade de encontrar soluções: "Teremos de ter um olhar para o mercado. Eu tenho falado de forma reiterada nas conferências e é fruto daquilo que é a realidade hoje em dia do mundo do futebol, do negócio que está aqui envolvido. O presidente sabe das necessidades da equipa. A comunhão é total, a partilha é permanente e eu também sei da necessidade que o clube tem de fazer determinado tipo de encaixe financeiro. Tudo conjugado leva a este tipo de manobras no mercado. É algo que não conseguimos controlar. Temos de estar atentos, ter alvos identificados, temos de ter soluções aqui dentro de casa e nós temos soluções aqui que podem dar resposta perante ausências e é dessa forma que vamos atuar sempre."
O FC Porto joga esta sexta-feira nos Açores frente ao Santa Clara a partir das 17h00, com relato em direto na TSF.