Exposição sobre fado acompanha participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Uma exposição sobre o fado foi hoje inaugurada na capital britânica, no âmbito da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, permanecendo até 14 de agosto.
Constituída por painéis com textos em português, inglês e francês e vitrinas com objetos, nomeadamente discos, partituras, fotografias, recortes de jornais e cartazes, e uma guitarra que pertenceu a Jaime Santos (1909-1982).
A exposição, que conta a história desta música tradicional portuguesa ao longo da história até à atualidade, é complementada com uma experiência multimédia, com filmes, documentários e música.
A iniciativa celebra o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade e é uma parceria do Comité Olímpico de Portugal com a Câmara Municipal de Lisboa e o Museu do Fado.
Na inauguração estiveram o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, e o secretário-geral, Manuel Marques da Silva, e representantes da autarquia lisboeta, nomeadamente o vereador do Desporto, Manuel de Brito.
A exposição foi inaugurada no primeiro em que os portugueses entraram em competição, fica patente até dois dias depois do fim dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Antes, já tinha estado na sede da Unesco em Paris e também na primeira edição do festival do Fado em Madrid.
O local é a Canning House, sede de uma organização que promove as culturas lusófonas e hispanófonas, e que foi escolhida como espaço de espaço promoção da cultura portuguesa durante os Jogos Olímpicos, que terminam a 12 de agosto.