Fábio Felício conhece o ambiente que aguarda o Benfica: San Sebastián é uma festa
No balneário, o basco era usado pelos jogadores locais para evitar ouvidos curiosos, mas o clima de festa transpirava das bancadas para o local sagrado dos jogadores. O novo Anoeta espera o Benfica na Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
Fábio Felício passou apenas alguns meses em San Sebastián. O antigo jogador guarda da versão antiga do estádio Anoeta uma imagem clara: naquela época de 2006/2007 o clube vivia dias difíceis, com a equipa nos últimos lugares do campeonato. Ainda assim, dentro do estádio ou nas ruas, o clima em torno do futebol era festivo, de proximidade entre jogadores e adeptos.
"Guardo uma imagem perfeita na minha memória. Estávamos a atravessar uma fase não muito boa e, num jogo entre último e penúltimo, estavam 30 mil adeptos no estádio", explica à TSF.
Os adeptos tinham, em relação ao clube, um sentimento de pertença. São "completamente apaixonados pelo clube. Nas ruas, no dia a dia, há gente com as camisolas do clube vestidas, gente mais velha, crianças, todos com as camisolas do clube. Isso é extraordinário".
E muitos dos jogadores bascos da equipa principal eram também adeptos do clube. "Havia poucos estrangeiros na equipa. Senti que os bascos estavam de pé atrás connosco, mas depois de me ambientar tornou-se tudo diferente".
Um desses jogadores de um clube só, Xabi Prieto, tornou-se amigo de Fábio Felício. "Ainda troco mensagens com ele, mas também com o Claudio Bravo. Como sempre, no futebol, há amizades que ficam nos vários balneários por onde vamos passando."
A capacidade técnica dos jogadores ficou demonstrada no primeiro jogo, com a derrota do Benfica por 0-1 em Lisboa e agora antevê dificuldades para as águias. "A Real Sociedad tem uma equipa forte, recheada de bons jogadores. O Benfica percebeu isso no estádio da Luz."
Ainda sem derrotas, a Real Sociedad pode carimbar, diante do Benfica, o apuramento para a próxima fase da competição.
Um marco histórico para o clube na Liga dos Campeões. Mais um dia de festa no Anoeta.