As declarações de Rui Vitória, à SportTV, após o Sporting-Benfica. FC Porto campeão nacional depois de empate sem golos no dérbi de Lisboa.
Corpo do artigo
Rui Vitória (Treinador do Benfica): "A primeira parte encarnada foi um compêndio de como se pode jogar fora em casa de uma equipa forte e boa, com qualidade grande frente a uma grande equipa. Defrontámos uma equipa com qualidade, com bons jogadores, bom coletivo, mas jogámos claramente para ganhar. Não ganhámos por infelicidade, pois tivemos um conjunto de oportunidades. Tristeza por não somarmos os três pontos.
Fico desagradado com este tipo de arbitragem, pois ao longo do ano tentei ser o mais cordial, elegante e cuidadoso em relação a arbitragens. Carlos Xistra, que conheço há muitos anos, é bom árbitro, mas hoje não teve qualidade necessária para um jogo destes, pois não teve coragem para decidir. Nos dois dérbis com o Sporting fomos melhores, mas vimos lances de decisão desajustada. Não tira nada à grandeza e trabalho do Sporting. São dois dérbis em que perdemos quatro pontos por erros desses.
Falo com educação enorme, embora me apetecesse baixar o nível, mas represento um grande clube. Percebo como este tipo de arbitragens podem ser feitas. Foi para ficar a zero. Para ficar tudo na mesma. A ver se saíamos daqui todos mais ou menos na mesma. Tem de haver coragem.
Fomos melhores. Neste jogo chegámos e dissemos que vínhamos para ganhar, mostrámos qualidade, merecíamos ter ganho pelas oportunidades. Tenho de dar parabéns à atitude meus jogadores, agressividade, coragem.
Acredito no segundo lugar. Vamos ver o que acontece na última jornada. Quero que seja tudo o mais correto possível. Não faço balanço de campeonatos. Os pontos entre estas duas equipas foram determinantes e houve muitos penáltis para ser assinalados. Já chega. Quero acreditar que a minha forma de estar pode servir de exemplo para quem está a começar a ser treinador".
Rafa (Jogador do Benfica): "Mostrámos que viemos aqui para ganhar. Não conseguimos, mas dignificámos o clube. Fizemos tudo para tentar a vitória, não conseguimos. Anda há um jogo do campeonato e vamos fazer para ganhar.
O campeonato é competitivo, sabemos disso. Não demos o segundo lugar ao Sporting. Ainda estamos na luta e é isso que vamos fazer. É claro que acreditamos na 'champions'.
[FC Porto campeão] Não comento. Nada a dizer sobre isso".