Veja os golos. Evanilson, Taremi e Francisco Conceição deram a vitória aos dragões.
Corpo do artigo
Depois das críticas, o destino deu razão à decisão de Sérgio Conceição em manter Taremi no onze inicial. O FC Porto venceu o Famlicão por 3-0 na 12.ª jornada da I Liga e igualou, à condição, Benfica e Sporting no topo da classificação.
Evanilson abriu o marcador logo nos primeiros minutos e Taremi, tão criticado nas últimas semanas, quebrou o jejum a fechar o primeiro tempo. Já perto do final, Francisco Conceição fechou as contas da partida.
Para esta partida, Sérgio Conceição apresentou uma grande novidade no onze inicial: João Mendes, lateral esquerdo da equipa B, foi titular no FC Porto, relegando Zaidu para o banco de suplentes.
O primeiro lance de perigo da partida resultou mesmo no primeiro golo da partida. Na sequência de um livre lateral batido por João Mendes, a bola foi cortada para o outro lado do campo. Eustáquio fez novo cruzamento para novo corte, mas Evanilson, à entrada da área, disparou forte para o 1-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/91440/m/16668/tsf/37733cc34e77cc3902eada416f3841f4?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\02\golo_0_1_evanilson
Os famalicenses subiram no terreno após o golo portista. Depois de várias chegadas sem grande perigo, Cádiz quase empatou aos 23 minutos. Puma Rodríguez subiu pela esquerda e cruzou rasteiro, mas o ponta de lança do Famalicão desviou ligeiramente ao lado da baliza do FC Porto.
O FC Porto não conseguia aproximar-se de novo com perigo à baliza adversária e o Famalicão aproveitava para rondar o empate. Aos 38 minutos, num ataque rápido, Cádiz voltou a tentar visar a baliza portista, mas de novo ao lado.
Os dragões voltaram a estar perto do golo aos 41 minutos. Numa jogada de insistência, a bola sobrou para João Mendes ainda longe da baliza, mas o remate saiu forte e Luíz Júnior não abordou o lance da melhor forma, mas o desvio foi o suficiente para não dar golo.
Logo a seguir, o pânico voltou à área portista, com vários remates do Famalicão a esbarrarem nos defesas do FC Porto. A equipa da casa ainda pediu grande penalidade por alegado braço na bola de Eustáquio, mas o árbitro da partida nada assinalou.
Já estava tudo à espera do apito para o intervalo, mas os dragões foram cínicos e conseguiram tirar proveito disso. Eustáquio recuperou a bola no meio-campo, Galeno rasgou a defesa famalicense e serviu Taremi. O iraniano, apenas com Luíz Júnior pela frente, fez o segundo golo da partida.
https://tsf.vsports.pt/embd/91445/m/16668/tsf/36e197036169848cb2fda3665409fc7e?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\02\golo_0_2_taremi
O intervalo chegou logo a seguir e o FC Porto, apesar de ter sofrido em alguns momentos da primeira parte, saía para o descanso com uma vantagem confortável.
O Famalicão voltou ao jogo por cima e à procura do golo. Aos 58 minutos, Puma Rodríguez bateu um livre lateral para a área, Justin desviou para a pequena área, mas não apareceu ninguém da equipa da casa a emendar para o fundo das redes.
O FC Porto mostrava incapacidade para controlar a partida e os famalicenses tentavam aproveitar. Aos 64 minutos, Nathan subiu pela direita e cruzou atrasado, mas o remate de Topic saiu por cima.
Enquanto João Pedro Sousa arriscava e colocava mais gente na frente, como Henrique Araújo e Chiquinho, Sérgio Conceição tinha dores de cabeça, já que Alan Varela teve de sair por lesão.
O Famalicão teve, aos 80 minutos, um grande revés na busca pelo empate. Zaydou fez falta sobre João Mendes no início de um contra-ataque portista e viu o segundo amarelo, deixando a equipa da casa com menos um jogador para os últimos minutos.
https://tsf.vsports.pt/embd/91452/m/16668/tsf/5d297da025ac1b41d7305093d7761c7d?autostart=false
O ponto final na partida apareceu aos 87 minutos. Troca de bola rápida entre Iván Jaime e Grujic no meio-campo e o sérvio aproveitou a defesa subida do Famalicão para isolar Francisco Conceição. O jovem português levou a bola até junto de Luíz Júnior e fez o 3-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/91453/m/16668/tsf/472201438465f2308726854f945ce6d9?autostart=false
O jogo terminou com a vitória dos dragões por 3-0 e os portistas colam-se, à condição, a Benfica e Sporting na liderança do campeonato, com 28 pontos. O Famalicão, pelo seu lado, mantém os mesmos 16 pontos com que iniciou a partida e fica, para já, na sétima posição da Liga.
Onze do Famalicão: Luíz Júnior, Nathan, Riccieli, Justin, Moura, Topic, Gustavo Sá, Zaydou Youssouf, Théo, Puma Rodríguez e Cadiz.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, João Mendes, Pepê, Alan Varela, Eustáquio, Galeno, Taremi e Evanilson.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Rúben Lima, Lacoux, Henrique Araújo, Chiquinho, Gustavo Assunção, Dobre, Aguirregabiria e Pablo.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Grujic, Francisco Conceição, Zaidu, Iván Jaime, André Franco, Toni Martínez e Gonçalo Borges.