Barcelona é campeão de Espanha. Agora falta a Taça do Rei e a Liga dos Campeões
Os catalães alcançaram o bicampeonato após uma vitória por 1-0 sobre o Levante. O único golo da partida foi apontado por... Lionel Messi.
Corpo do artigo
O FC Barcelona sagrou-se hoje campeão espanhol de futebol, conquistando o 10.º cetro nos últimos 15 anos, com Lionel Messi novamente em grande nível numa temporada em que os 'blaugrana' ainda podem ambicionam mais troféus.
A vitória sobre o Levante, por 1-0, na 35.ª jornada, com um golo do inevitável Messi, permitiu ao FC Barcelona somar o seu 26.º título de campeão espanhol -- fica a sete do recordista Real Madrid.
1122234274160226305
Mesmo sem fazer uma temporada tão exuberante como algumas das anteriores, o FC Barcelona chega a esta fase da temporada como indiscutível campeão espanhol e ainda com possibilidade de conquistar mais dois títulos, a quinta Taça do Rei de Espanha consecutiva e a Liga dos Campeões.
Com três jornadas por disputar, o FC Barcelona tem 83 pontos, 86 golos marcados, ainda longe da centena à qual chegou em seis dos últimos sete campeonatos -- na última temporada marcou 99 -, e 32 sofridos.
Mais uma vez o argentino Lionel Messi, pela primeira temporada como primeiro capitão, após a saída de Andrés Iniesta, está a ser a grande figura dos catalães e leva 46 golos marcados em 45 encontros disputados -- 34 em 32 na liga espanhola.
A temporada dos catalães começou da melhor forma, com a conquista da Supertaça, frente ao Sevilha, por 2-1, à qual se seguirão quatro vitórias consecutivas, entre as quais uma goleada por 8-2, ao Huesca.
https://www.facebook.com/fcbarcelona/videos/449716789132136/?__xts__[0]=68.ARDiZQU4FfXsli_uPbt-0vsGAweYnUjyB3jK6CWvWkykwIFQCwq2pAyiQAJBpkTDVN6dQcn2BrXmhWcc7-9dF1Jl1D3GQWYn0KGPACQF0HsOPj9fz4i78xwsxSEy0V_hPBRQYCBGJiL4CXD3WMIKSL4_cH2jS_J5-yCj1GBvp4UHcBF-OXx6AAm7IVW9QIfCsN_YEeg8zxxk6vKvwxNu1rb-cJwQ9CDuhuN2ye95bSo_E-isb_hstLFsoXQTDEnkTWS9-_O_WPu_oOj23YY8YfCmR1esjQtHaahYfN775ZyTZVfzYJYqtTBOmO7oiwj8v2xGIDKwOprUSfeOeDuYlybh9GsS-YY4
O conjunto do português Nelson Semedo teve, então, uma quebra, com quatro jogos sem vencer -- três empates e uma derrota -, mas quaisquer dúvidas que pudessem existir sobre o domínio dos catalães 'esfumaçaram-se' nos dois jogos seguintes, com triunfos sobre o Sevilha (4-2) e sobre o rival Real Madrid (5-1), que viu Julen Lopetegui deixar o comando técnico após este encontro.
A última derrota do FC Barcelona nesta temporada ocorreu em 11 de novembro de 2018, em casa, perante o Betis (4-3), somando mais dois desaires forasteiros na Taça do Rei, mas aos quais deu a volta na segunda mão.
O título ficou quase entregue na 31.ª jornada, quando os 'culés' receberam e venceram o Atlético de Madrid (2-0), segundo classificado, deixando os 'colchoneros' a 11 pontos.
Quase sem concorrência a nível interno, o FC Barcelona está nas meias-finais da Liga dos Campeões, uma prova que não vence há quatro temporadas.
Com o Liverpool como último obstáculo rumo à final, os 'blaugrana' chegam a esta fase sem qualquer derrota - sete vitórias e três empates --, com 23 golos marcados e apenas três sofridos.