O FC Porto foi afastado da Champions ao perder com o At. Madrid por 2-0. Os portistas, que atiraram quatro bolas ao ferro e falharam um penalty, desaproveitaram a derrota do Zenit em Viena.
Corpo do artigo
O FC Porto não evitou, esta quarta-feira, a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao perder na deslocação ao terreno do At. Madrid por 2-0.
A equipa orientada por Paulo Fonseca, que precisava de vencer em Madrid e que o Zenit não vencesse no reduto do Áustria de Viena, até começou bem com uma bola ao poste logo aos oito minutos, por Jackson Martinez.
Sem muitos dos seus habituais titulares, uma vez que os espanhóis já tinham assegurado o primeiro lugar do Grupo G, o At. Madrid respondeu com um tento de Raul Garcia aos 14 minutos de ângulo muito difícil.
A perder e com o Zenit ainda a vencer na Áustria, os portistas responderam com mais uma bola ao poste, desta vez por Varela, aos 21 minutos.
O infortúnio da equipa portista continuou aos 28 minutos quando Josué falhou uma grande penalidade e aos 36, com nova bola ao ferro de Jackson Martinez.
Um minuto depois do avançado colombiano ter atirado pela segunda vez ao poste da baliza do habitual suplente Aranzubia, o At. Madrid ampliou a sua vantagem, com um tento de Diego Costa, aos 37 minutos, num toque de cabeça que bateu Helton.
No segundo tempo e com a inversão do resultado em Viena, os portistas foram superiores ao adversário, mas o melhor que conseguiram foi nova bola ao poste, agora por Licá, aos 69 minutos.
A 15 minutos do final, os madrilenos estiveram muito perto de chegar ao 3-0, mas Helton opôs-se bem a um remate de Raul Garcia, perante o avolumar da vantagem dos austríacos sobre os russos, que acabou com um triunfo de 4-1.
Apesar da derrota em Viena, o Zenit, com Witsel e Hulk a titulares, também se qualificou para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao passo que o FC Porto foi relegado para a Liga Europa.
Sob a arbitragem de Deniz Aytekin, de Alemanha, no Estádio Vicente Calderón, com a assistência de cerca de 20 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
At. Madrid: Aranzubia, Insúa, Miranda, Alderweireld, Javi Manquillo, Koke, Gabi, Adrián Lopez (Leo Baptistão, 82), Óliver Torres (Arda Turan, 62), Raul Garcia e Diego Costa (David Villa, 46).
Suplentes: David Gil, Godín, Lucas Hernández, Giménez, Arda Turan, David Villa e Leo Baptistão.
FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (Herrera, 78), Lucho (Ghilas, 64), Josué (Licá, 46), Varela e Jackson Martinez.
Suplentes: Fabiano, Otamendi, Herrera, Ricardo, Quintero, Licá e Ghilas.
Ação disciplinar: cartão amarelo a Josué (6), Aranzubia (27), Lucho (31), Defour (38), Jackson Martinez (41), Alderweireld (54), Insúa (66) e Mangala (78).