Veja o golo. Cristo González e Evanilson marcaram os golos e Arruabarrena defendeu penálti na compensação.
Corpo do artigo
Parecia tirado da Bíblia, mas aconteceu mesmo no Estádio do Dragão. O Arouca empatou este domingo com o FC Porto (1-1) com golos de Cristo González e Evanilson.
O espanhol abriu o marcador já para lá dos 80 minutos, aproveitando o balanceamento ofensivo dos dragões. Arruabarrena ainda defendeu um penálti de Gaeno, mas Evanilson empatou a partida aos 90+19'.
TSF\audio\2023\09\noticias\03\03_setembro_2023_filme_do_jogo_arouca_porto
Para a partida no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição (continua suspenso e é substituído no banco por Vítor Bruno) lança Fábio Cardoso e Wendel para os lugares de Pepe e Zaidu, em comparação com o onze da última jornada em Vila do Conde. Entre os suplentes, destaque para a rápida integração de Iván Jaime e a recuperação de lesão de Evanilson.
Os dragões ameaçaram logo aos dois minutos. Nico González abriu o jogo com um passe longo para a esquerda, Galeno recebeu e partiu para cima do adversário. O brasileiro cruzou rasteiro, mas Taremi e Pepê atrapalharam-se e o desvio saiu ao lado.
A equipa forasteira respondeu alguns minutos depois. A partir de um livre estudado, a bola foi cruzada ao segundo poste para Rafael Fernandes, que mete na pequena área, onde Galovic rematou ao lado.
Aos 12 minutos, os dragões marcaram mesmo. Nico González recuperou a bola em zona subida, deu para João Mário à direita. O jovem português puxou para dentro e cruzou de pé esquerdo e cruzou para Taremi cabecear para o golo. No entanto, o lance foi invalidado por fora de jogo com recurso ao VAR.
https://tsf.vsports.pt/embd/89090/m/16603/tsf/f6aa50fae29dfedca9c82def046f8a80?autostart=false
A partir daí, o jogo entrou numa fase com pouco interesse. O FC Porto circulava a bola de um lado para o outro à procura de um espaço para furar a defesa contrária, enquanto o Arouca saía rapidamente em contra-ataque. Destaque para o remate de Cristo González aos 33 minutos para defesa de Diogo Costa.
A melhor oportunidade até então surgiu logo a seguir. Galeno bateu um livre lateral do lado esquerdo e Toni Martínez cabeceou à trave da baliza de Arruabarrena.
De novo de livre e de novo Toni Martínez. Eustáquio cruzou para a área, a defesa arouquense atrapalhou-se e a bola sobrou para o espanhol que rematou ao lado.
Sem mais assunto de relevo, a partida foi para intervalo com um nulo no marcador. Ao quinto jogo na época, é a quinta vez que o FC Porto vai para o descanso empatado. Para o segundo tempo, Sérgio Conceição lançou Evanilson e Alan Varela para os lugares de Toni Martínez e Eustáquio.
Aos 55 minutos, Galeno e Wendel combinam bem pela esquerda e o lateral cruzou rasteiro para Taremi, mas o remate do iraniano saiu ao lado.
Pouco depois, Evanilson pegou na bola fora da área e fez um passe de rutura para Wendel, que, na cara de Arruabarrena, tentou fintar, mas perdeu a bola.
O FC Porto passou a ter a capacidade de encostar completamente o Arouca às cordas, mas a forma como os dragões tinham de entrar na área era pelas alas e os cruzamentos não estavam a levar o destino desejado.
E quando tudo fazia prever o contrário, o Arouca marcou. Num lance de contra-ataque, Cristo González ganhou a bola a Pepê, enfrentou-o e teve sorte no ressalto e, já dentro da área, rematou para o fundo das redes de Diogo Costa.
https://tsf.vsports.pt/embd/89103/m/16603/tsf/eeec9c1f224799252a62e7226d900b40?autostart=false
E, no desespero no Dragão, Taremi caiu na área e o árbitro assinalou penálti. Depois de muito tempo parado para uma revisão do VAR e com o árbitro ao telemóvel e sem ver as imagens, o lance foi revertido.
Já se jogava o minuto 12 de compensação quando Taremi voltou a cair na área e o árbitro voltou a assinalar grande penalidade.
https://tsf.vsports.pt/embd/89105/m/16603/tsf/098199f8958d02e5102d5a0d83e9c389?autostart=false
Ainda assim, os dragões conseguiram mesmo chegar ao empate. Num lance com praticamente toda a gente na área, a bola foi cruzada para o segundo poste onde apareceu Gonçalo Borges a desviar para Evanilson, que marcou. O empate foi obtido aos 90+19'.
https://tsf.vsports.pt/embd/89106/m/16603/tsf/e5e19a35dfc93d4e736b29fd77ad4b95?autostart=false
A partida terminou logo a seguir com um empate no marcador. Assim, o FC Porto junta-se ao Boavista na liderança do campeonato e o Sporting pode isolar-se no topo da tabela se vencer o SC Braga.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendel, Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez.
Onze do Arouca: Arruabarrena, Milovanov, Galovic, Montero, Tiago Esgaio, David Simão, Rafael Fernandes, Sylla, Jason, Cristo González e Rafa Mújica.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Iván Jaime, André Franco, Varela, Namaso, Navarro, Evanilson, Gonçalo Borges.
Suplentes do Arouca: Thiago, Rocha, Eboué Kouassi, Oriol Busquets, Pedro Moreira, Pedro Santos, Bukia, Trezza e Puche.